A artista multifacetada Laura Tamiana traz para Araraquara, depois do grande sucesso em Olinda, o show de lançamento de seu primeiro álbum, “Lunar”. A apresentação acontece neste sábado (29), no Sesc Araraquara.
Com um repertório guiado principalmente por composições inéditas, além de cantigas tradicionais do Brasil e do Oeste da África, o projeto é um convite a comemorar os encontros e a energia cíclica da vida, revelando ao público temas que passam pela coragem de nascer, morte e renascimento.
O disco, que está disponível em todas as plataformas digitais, foi gravado por um importante time de músicos recifenses, incluindo ícones de outros lugares do Brasil e também do Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim. Na performance ao vivo, Laura Tamiana estará acompanhada de Helder Vasconcelos, Rodrigo Félix e Beto Xambá. A instrumentação é composta de vozes, violão, percussões e fole de 8 baixos.
O álbum e espetáculo marcam, juntos, a estreia como compositora e cantora solo de Laura Tamiana, paulistana radicada em Recife, cuja carreira propõe diálogos entre a música, as artes da cena e visuais, a palavra e as culturas populares – partindo de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e memória.
Suas realizações prezam pela democratização do acesso à criação e pelo diálogo entre diferentes culturas e contextos, com forte relação com as comunidades tradicionais. Integrante dos grupos de cultura popular Boi Marinho e Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, Laura é também co-autora de Retrato: substantivo feminino, projeto que desde 2009 propõe uma criação coletiva em artes visuais a mulheres ligadas a manifestações tradicionais em diferentes regiões do Brasil e África. Desde 2017, trabalha em parceria com o artista e contador de histórias François Moïse Bamba, do Burkina Faso, com uma série de projetos entre seus dois países.
Lunar está impregnado dessa diversidade de cores e, antes de chegar a São Paulo, agitou Olinda no mês de junho deste ano e teve uma versão pocket apresentada com músicos locais no FIASSE – Festival Internacional das Artes da Cena e dos Saberes Endógenos, no Burkina Faso, em setembro.
Entre os convidados especiais das apresentações junto ao SESC SP, o já citado François Moïse Bamba, Alessandra Leão, Renata Mattar e Cristiane Velasco estarão presentes em ambas datas. Marco França estará especialmente na apresentação de Araraquara.
“Na última década venho pesquisando sobre a energia cíclica da vida. Ciclos que se repetem, nunca da mesma maneira, nunca totalmente previsíveis, sempre apontando um padrão que contém uma inteligência. É com essa inteligência que a vida persiste. Recordar no corpo essa inteligência tem sido um caminho pra mim na busca das transformações que nossos tempos demandam. Lunar é a expressão de partilha que brota deste caminho, através de um mergulho profundo na arte de compor e na minha voz, no que posso dizer neste momento com as ferramentas que tenho”.