sábado, 6, julho, 2024

Março: Prefeitura de Araraquara tem programação variada em homenagem às mulheres

Com o tema “Mulheres pelo direito à cidade: fortalecendo as políticas públicas, promovendo a igualdade, a segurança e a inclusão”, Coordenadoria de Políticas para Mulheres realiza ações em várias frentes

Mais lido

A fim de homenagear as mulheres, a Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – realiza uma programação especial, de 05 a 28 de março, com o tema “Mulheres pelo direito à cidade: fortalecendo as políticas públicas, promovendo a igualdade, a segurança e a inclusão”.

A programação apresenta atividades em várias frentes: palestras, rodas de conversas, formação, jogos de basquete, ciclo de estudos feministas, exibição de documentário, inauguração da Casa da Mulher Paulista, clube de leitoras, oficina de defesa pessoal – entre outros.

Vale destacar que no dia 08 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, será realizado show com a cantora Negra Li no Distrito Araraquara (antigo CEAR). Negra Li, reconhecida como a musa da Black Music nacional, traz ao público de Araraquara uma performance única, destacando seus sucessos do Hip Hop e R&B dos seus 25 anos de carreira. O evento tem início com a apresentação da talentosa cantora e violonista araraquarense Nayara Inorro, com um repertório que abrange clássicos do sertanejo e sucessos atuais.

Também será realizado o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça, na Câmara Municipal, no dia 14, marcando o Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra. A programação apresenta a exposição coletiva “Marielle Vive” e a roda de conversa “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça: não seremos interrompidas?”.

A palestra “Empoderamento das Mulheres e Meninas no Esporte e na Vida: uma vitória leva à outra” é outro destaque na programação, nos dias 05 e 07, contando com a participação das jogadoras do Sub-15 da Ferroviária na Sala de Imprensa da Arena da Fonte Luminosa.

Já as rodas de conversa, apresentam temas variados, como: o atendimento do Centro de Referência da Mulher (dia 06), mulheres idosas (dia 11), mulheres negras (dia 15), saúde das mulheres e ações preventivas (dia 16), Mulheres Trans, Lésbicas e Travestis (dia 19), mulheres jovens (dia 27), juventude (dia 28) e mulheres surdas (dia 28).

Os jogos de basquete feminino do Sesi Araraquara, no Gigantão, esquentam a programação de março, com o time de Araraquara enfrentado: Ituano (dia 08), AD Santo André (dia 11), Corinthians (dia 19) e BAX Catanduva (dia 27).

Também, o lançamento do programa “Mulheres pelo direito à cidade: fortalecendo as políticas públicas, promovendo a igualdade, a segurança e a inclusão” está entre as atividades comemorativas das mulheres, sendo realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no dia 11.

Para a abertura do 2º Ciclo de Estudos Feministas Lucila Scavone – “Vida e Obra de Heleieth Saffioti”, no dia 16, será realizada a aula inaugural “Feminismos e Provocações” no CRM – Centro de Referência da Mulher. Também no dia 16, o grupo MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara) marca presença no Quilombo Rosa, com a ação “Bem-Viver Mulheres”.

No dia 18, tomam posse os integrantes do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em cerimônia realizada na Prefeitura, na Sala de Reuniões.

A inauguração da Casa da Mulher Paulista, no Jardim Adalberto Roxo, é outro destaque na programação (dia 22). O espaço promove a autonomia feminina, prevenção e erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres e luta por uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência doméstica, intrafamiliar e de gênero.

No CRM, Lygia Fagundes Telles é destaque no dia 22 com o Clube de Leitoras “Nossas Vozes”, desvendando os mistérios de “A Estrutura da Bolha de Sabão”; já no dia 23 haverá Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres.

Vale destacar que a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no dia 26, realiza a exibição do documentário “Sob Constante Ameaça” e também recebe a roda de conversa e de escuta “Mulheres Pelo Direito à Cidade Segura”.

Ainda, na Secretaria Municipal da Educação, no dia 28, acontece a ação formativa “O Papel daEducação Escolar na Prevenção e no Enfrentamento à Violência Doméstica”, com 2 turmas (cedo e à tarde). Antes, no dia 06, o CRM recebe a formação continuada “Qualificação profissional no enfrentamento das consequências adversas das drogas”.

Toda a programação é gratuita.

Programação em homenagem às mulheres 2024:

Terça-feira (05/03)

18h30 – Palestra: “Empoderamento das Mulheres e Meninas no Esporte e na Vida: uma vitória leva à outra” (Jogadoras do Sub-15)

Palestrante: Laís de Conti (Gerente – CRM)

Parceria: Departamento de Desenvolvimento Humano de Futebol Feminino/Ferroviária

Local: SAF – Sala de Imprensa da Arena da Fonte Luminosa (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – Portão 1 – Vila Ferroviária)

Quarta-feira (06/03)

9h –   Roda de Conversa: “O Centro de Referência da Mulher (CRM) no contexto do atendimento às mulheres em situação de violência em Araraquara”

Mediadoras: Grasiela Lima e Laís de Conti   

Local: CRAS do Yolanda Ópice (Av. Dr. Waldomiro Blundi, 138 – Yolanda Ópice)

12h – Formação Continuada (equipes técnicas do CRM e Casa das Margaridas): “Qualificação profissional no enfrentamento das consequências adversas das drogas sobre as mulheres”

Mediador: Prof. Dr. Marcelo T. Marin

Parceria: Grupo PEnsAD/Curso de Farmácia/UNESP        

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Quinta-feira (07/03)

18h30 – Palestra “Empoderamento das Mulheres e Meninas no Esporte e na Vida: uma vitória leva à outra” (jogadoras do Sub 20)

Palestrante: Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Para Mulheres))

Parceria: Departamento de Desenvolvimento Humano de Futebol Feminino/Ferroviária

Local: SAF – Sala de Imprensa da Arena da Fonte Luminosa (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – Portão 1 – Vila Ferroviária)

Sexta-feira (08/03)

19h – Show Negra Li (abertura com Nayara Inorro)

Local: Distrito Araraquara/ antigo CEAR (Rua Ivo Antonio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

21h – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/Ituano

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Jd. Primavera

Segunda-feira (11/03)

16h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Idosas

Mediadora: Claudete Camargo Pereira Basaglia (Socióloga; Promotora Legal Popular)     

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

18h30 – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/AD Santo André Local:         Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

19h:  Lançamento de Programas “Mulheres Pelo Direito à Cidade: Fortalecendo as Políticas Públicas, Promovendo a Igualdade, a Segurança e a Inclusão”

Apresentação: Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres)

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Quinta-feira (14/03)

18h – Exposição Coletiva “Marielle Vive” – Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra

Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

19h – Roda de Conversa “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça: não seremos interrompidas?”

Mediadoras: Fabi Virgílio (vereadora); Luna Meyer (vereadora); Filipa Brunelli (vereadora); Grasiela Lima (coordenadora de políticas para mulheres); Rita Ferreira (presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher)

Parceria: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres/Câmara Municipal; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher  Câmara Municipal

Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

Sexta-feira (15/03)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Negras

Mediadoras: Alessandra Laurindo (Coordenadora de Políticas Étnico-Raciais; Grasiela Lima (Coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais; Aquilombamento das PLPs Pretas

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Sábado (16/03)

9h – Abertura – 2º Ciclo de Estudos Feministas Lucila Scavone: Vida e Obra de Heleieth Saffioti

Aula Inaugural: “Feminismos e Provocações”

Palestrantes: Erika Matheus (mestranda em Linguística/UNESP; educadora; coordenadora de gênero e sexualidade da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência); Rita Ferreira (mulher negra; educadora; PLP)

Parceria: Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares   

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

9h – Ação “Bem-Viver Mulheres”

Organização: MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara)

Apoio: Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher; Coordenadoria de Políticas Para Mulheres    

Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, nº 1150 – Valle Verde)

10h – Roda de Conversa “Saúde das Mulheres e Ações Preventivas que Fazem a Diferença”

Mediadora: Renata Marques (Técnica em Enfermagem)

Realização: Programa AfroMulheres (Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres)

Apoio: Grupo de Mulheres do Residencial dos Oitis / Parceria: Secretaria de Saúde

Local: Quiosque do Residencial dos Oitis (cruzamento da Av. Pedro José Laroca com a Dr. Tancredo de Almeida Neves)

Segunda-feira (18/03)

19h – Posse das(os) integrantes do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres     

Local: Prefeitura Municipal (Sala de Reuniões – 6º andar) – Rua São Bento, 840 – Centro

Terça-feira (19/03)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Trans, Lésbicas e Travestis

Mediadora: Erika Matheus (mestranda em Linguística/UNESP; educadora; coordenadora de gênero e sexualidade da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas LGBTQIA+       

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

20h30 – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/Corinthians

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

Sexta-feira (22/03)

9h – Inauguração da Casa da Mulher Paulista

Local: Rua Hélio Sigoli, 383 – Jardim Adalberto Roxo

19h – Clube de Leitoras “Nossas Vozes” – Desvendando os mistérios de “A Estrutura da Bolha de Sabão’, de Lygia Fagundes Telles

Mediadora: Rebeca Chibeni

Parceria: Nossas Vozes Clube de Leitoras    

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Sábado (23/03)

16h: Oficina de Defesa Pessoal Para Mulheres

Professor: João Gabriel Tomikawa     

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Terça-feira (26/03)

19h: Documentário: “Sob Constante Ameaça” e Roda de Conversa e de Escuta: “Mulheres Pelo Direito à Cidade Segura”

Mediadoras: Grasiela Lima (coordenadora de Políticas para Mulheres); Sálua Kairuz Manoel Poleto (secretária de Desenvolvimento Urbano); Vanessa Souza (especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência; PLP)

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Quarta-feira (27/03)

19h: Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Jovens

Mediadora: Laís de Conti (Gerente – Centro de Referência da Mulher);

Parceria: Coordenadoria de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para a Juventude  

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

20h – CBI – Basquete Feminino – Sesi Araraquara/BAX Catanduva   

Local: Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) – Av. La Salle, s/nº – Jd. Primavera

Quinta-feira (28/03)

8h e 13h – Ação Formativa “O Papel da Educação Escolar na Prevenção e no Enfrentamento à Violência Doméstica”

Organizadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas para mulheres)

Parceria: Secretaria Municipal de Educação; Escola de Governo

Local: Secretaria Municipal de Educação (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

9h40 e 15h40 – Roda de Conversa e de Escuta “O que o 8 de Março tem a ver com a Juventude?”

Mediadora: Laís de Conti (gerente – Centro de Referência da Mulher); Igor Emidio (assessor de Políticas para a Juventude)

Parceria: Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para a Juventude

Local: Centro da Juventude Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso (Avenida Domingos Francisco de Paula, 395 – Jardim Pinheiros)

19h – Roda de Conversa e de Escuta “Sobre Elas Por Elas: a cidade que temos e a cidade que queremos” – Mulheres Surdas

Mediadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas públicas para mulheres)

Intérprete: Raquel Nogueira Chediek

Parceria: Coordenadoria de Direitos Humanos/Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher Professora Doutora Heleieth Saffioti (Avenida Espanha, 536 – Centro)

Programação gratuita

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias