sexta-feira, 22, novembro, 2024

Mês da Economia Solidária 2022 tem programação diversificada em Araraquara

Feiras, cursos e várias oportunidades de geração de renda serão oferecidos até o dia 23 de dezembro

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Gerência de Economia Criativa e Solidária, deu início ao Mês da Economia Solidária 2022, programação que oferecerá uma série de atividades como feiras, cursos e oportunidades de geração de renda até o dia 23 de dezembro.

A coordenadora municipal do Trabalho e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (CETECS), Camila Capacle, falou sobre o propósito da agenda. “Buscamos, com a programação do Mês da Economia Solidária, contemplar a diversidade de programas e ações que a CETECS atua. Levamos atividades sobre cooperativismo e inclusão produtiva para os CRAS junto ao Programa Bolsa Cidadania e também estamos fomentando junto à Escola de Governo um curso de liderança e trabalho em equipe para os cooperados dos empreendimentos incubados. Temos a organização dos ambulantes de alimentação no horário espacial do comércio da Rua Nove de Julho, assim como o sorteio dos estandes da Passarela Orival Ramalho para ambulantes de quinquilharia”, salientou.

Segundo ela, a programação chega para reforçar a vocação de Araraquara como uma cidade que se preocupa em oferecer alternativas de geração de renda. “Estamos também apoiando a organização de mais de dez feiras da Economia Criativa nas praças e parques da nossa cidade. Vamos comemorar um ano do Quilombo Rosa, espaço destinado a cursos, oficinas e inclusão de mulheres no Valle Verde e comemorar os dois anos da IPECS com uma solenidade de posse dos novos membros do COMTECS. Nossa intenção neste mês é comemorar o que estamos construindo como política pública de economia solidária e criativa e, com a posse do conselho, iniciar uma fase de novos projetos e ações para o biênio 2023-2024. Araraquara se destaca nacionalmente como uma das principais políticas municipais de economia solidária e isso é motivo de orgulho e comemoração”, completou Camila.

A programação

A programação teve início n

os dias 1 e 2 de dezembro, quando as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araraquara receberam a atividade “A Economia Solidária e o Cooperativismo como estratégia de inclusão produtiva no território”, para o público do Bolsa Cidadania. De 5 a 23 de dezembro, a Rua Nove de Julho passa a contar com o comércio aberto no período noturno, das 18h às 22h, com ambulantes da área de alimentação. Nesta terça-feira (6), às 14h, o Espaço Kaparaó recebe o Curso de Liderança e Trabalho em Equipe, oferecido pela Escola de Governo e com foco nas lideranças da Sol Nascente, Morada Car e Morada Express. 
No dia 15, das 18h às 21h, o Dia Nacional da Economia Solidária será celebrado no Auditório da ETEC “Profª Anna de Oliveira Ferraz (Industrial) com a posse do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (COMTECS) e apresentação “Dois anos da IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária – Resultados e perspectivas”, com entrega do Portfólio dos EES da IPECS. 

No dia 16, será realizado o sorteio dos ambulantes que se candidatarem aos estandes da Passarela Orival Ramalho, que liga a Avenida Brasil à Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Central de Integração. No dia 17, às 10h, o espaço Quilombo Rosa, no Valle Verde, comemora seu primeiro aniversário com Feira de Economia Criativa e apresentação do Maracatu e Oficinas Culturais, além da Oficinas de Práticas Integrativas da Unesp.
A agenda das feiras também vem repleta de opções com a Gira Feira, a Feira do Pôr do Sol, a Tô em Casa, a Feira do MEA, a Feira do Botânico, a Rolêfeira e a Quem Garimpa Acha, em datas e locais que podem ser conferidos na programação abaixo.

MÊS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA 2022

De 5 a 23 de dezembro
Ambulantes de Alimentação da Rua Nove de Julho – noturno
De segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

6 de dezembro
14h – Curso de Liderança e Trabalho em Equipe – Escola de Governo
Local: Espaço Kaparaó.
Público-alvo: lideranças da Sol Nascente, Morada Car e Morada Express.

15 de dezembro
18h às 21h – Dia Nacional da Economia Solidária
Local: Auditório da ETEC “Profª Anna de Oliveira Ferraz (Industrial)
Posse do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (COMTECS) e apresentação “Dois anos da IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária – Resultados e perspectivas”, com entrega do Portifólio dos EES da IPECS.
Mesa com a presença de autoridades, gestores, acadêmicos e empreendimentos econômicos solidários.

16 de dezembro
14h – Sorteio dos estandes da Passarela Orival Ramalho, para ambulantes de quinquilharia
Local: A definir

17 de dezembro
10h – Aniversário de 1 ano do Quilombo Rosa
Local: Quilombo Rosa
Feira de Economia Criativa com apresentação do Maracatu e Oficinas Culturais
Oficinas de Práticas Integrativas da Unesp

FEIRAS DA ECONOMIA CRIATIVA

Gira Feira
3 e 17 de dezembro – Praça Pedro de Toledo
11 de dezembro – Parque Infantil

Feira do Pôr do Sol
11 de dezembro – Praça das Bandeiras

Tô em Casa
4, 10 e 17 de dezembro – Parque Infantil

Feira do MEA
17 de dezembro – Praça do Daae

Feira do Botânico
18 de dezembro – Parque do Botânico

Rolêfeira
11 de dezembro – Praça do Faveral

Quem Garimpa Acha
18 de dezembro – Praça Pedro de Toledo

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias