Município intensifica planejamento no combate à dengue

Encontro realizado nesta quarta (22), reuniu representantes de setores estratégicos do município para intensificar e planejar ações de enfrentamento da doença

Mais lido

Diante do aumento significativo no número de casos de dengue em Araraquara, o prefeito Dr. Lapena realizou nesta quarta-feira (22), uma reunião de trabalho com representantes de setores estratégicos do município para intensificar e planejar ações de combate à doença.

O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades nas áreas de saúde, obras, serviços públicos, assistência social e comunicação, além de representantes dos planos de saúde que atuam na cidade, Santa Casa e Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara).

A principal pauta da reunião foi a elaboração de um plano integrado de ações e estratégias, com medidas de prevenção, controle e orientação à população. Entre as iniciativas discutidas estão a intensificação dos trabalhos que já vem sendo realizados, como operação casa a casa, bloqueios de infestações, nebulização, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização, além da estruturação de rede municipal de saúde para atender a população.

Durante o encontro, representantes do secretariado municipal também traçaram um panorama da situação atual do município, e elencaram medidas que podem contribuir no enfrentamento da dengue. Umas das estratégias apresentadas foi reativação do dengário, que deve voltar a funcionar caso os números da doença continuem a subir. O espaço é especializado no atendimento exclusivo de pacientes com dengue, e tem como objetivo reduzir a sobrecarga nas demais unidades de saúde, permitindo um atendimento mais ágil e qualificado.

O prefeito destacou a importância da união de esforços entre os diferentes setores da sociedade, incluindo a população, para combater a dengue de forma efetiva. “Queremos chamar também a sociedade civil para contribuir, seja com pessoal, equipamentos ou ideias para fortalecer o enfrentamento da doença, que começa pela eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite zika vírus e chikungunya. Precisamos que a população se conscientize para que cada um faça sua parte. Se não tiver mosquito não tem doença. O objetivo é prevenir”, afirmou.

Panorama atual

Até o momento, o município registrou 133 casos confirmados de dengue em 2025, um aumento de 136% em relação ao ano anterior. Os bairros mais afetados são Jardim Brasília, Santa Angelina, Centro, Vila Xavier e Jardim Marivan. Nessas áreas, têm sido intensificadas as ações de bloqueio, nebulização e mutirões de limpeza, além de reforço nas orientações preventivas aos moradores.

Desde o início de janeiro, estão em andamento operações de coleta de materiais inservíveis, como entulho, lixo, móveis inutilizados e outros resíduos, realizadas com o apoio de agentes de saúde, cooperativas de reciclagem e caminhões para remoção dos materiais. Trabalhos de capinação de mato alto, raspagem e limpeza de vias e praças públicas também foram reforçados.

Vacinação

A Prefeitura reforça ainda, que a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos está disponível em todos os polos de vacinação do município: unidades de saúde do Iedda, Vale do Sol, Selmi Dei I, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, Melhado, Selmi Dei IV e Hortênsias. O horário de atendimento durante a semana é das 8h às 16h. A vacinação também acontece na unidade do SESA, com atendimento das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

A imunização é composta por duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A criança ou adolescente que já tenha sido diagnosticada com dengue deve aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Para receber as doses, é necessário levar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto.

Mais Artigos

Últimas Notícias