O prefeito Edinho esteve nesta quinta-feira (20) vistoriando as obras de reforma, manutenção e reforço estrutural do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa). Inaugurado em 2008, no segundo mandato de Edinho, o Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, no Bulevar dos Oitis, no Centro, num prédio cuja construção data da década de 1880 e que, anos mais tarde, chegou a abrigar o conservatório musical do maestro José Tescari.
É um museu de caráter educativo e científico, com um acervo voltado a uma coleção de icnofósseis – pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados – e também apresenta espécimes fósseis de várias localidades e períodos geológicos, entre originais e réplicas
No prédio, entre os destaques, está a sala Padre Giuseppe Leonardi, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi – padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara; esta sala abriga a exposição permanente de paleontologia, denominada “Areias do Passado, Marcas no Presente” Possui também um acervo com lascas e artefatos na Sala de Arqueologia, além de rastros e fósseis na Sala de Paleontologia. Parte dos arenitos com pegadas de dinossauros encontrados na região estão nas calçadas da rua do Mapa, formando o Museu a Céu Aberto.
O prefeito Edinho, em transmissão feita nas redes sociais, contextualizou a criação do museu e destacou a importância da recuperação do prédio. “Essa obra de recuperação é muito importante, porque é um dos prédios mais antigos que temos registro no município de Araraquara, do final do século XIX. Esse prédio foi adquirido junto ao sindicato do comércio varejista no meu segundo mandato, porque era um prédio histórico e era muito importante recuperá-lo. E não tínhamos ainda um espaço próprio para manter a memória de todo o acervo que temos da época dos dinossauros. Esse museu conserva e organiza essa memória. Mas a última recuperação do prédio foi feita quando criamos o MAPA e, por isso, ele estava com muitos problemas que agora serão corrigidos. Gratidão ao trabalho da vereadora Fabi e à sensibilidade do meu amigo Paulinho Teixeira, autor da emenda que está possibilitando essa obra”, declarou o prefeito, destacando o trabalho da vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a emenda parlamentar de autoria do deputado federal Paulo Teixeira, agora Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, no valor de R$ 196,3 mil, que estão sendo investidos na recuperação do MAPA.
Acompanharam Edinho nas obras do MAPA, a secretária municipal de Cultura. Teresa Telarolli. e o presidente da Fundart, Weber Fonseca, Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, os secretários municipais Sálua Kairuz, do Desenvolvimento Urbano; Sérgio Pelícolla, de Obras e Serviços Públicos, e Marcelo Mazetta, de Direitos Humanos e Participação Popular.