No aniversário de Araraquara, Lupo aposta em inovação e impacto social

LupoLab, Mentes Brilhantes e festival destacam o compromisso da Lupo com Araraquara

Mais lido

No mês em que Araraquara comemora 208 anos, uma de suas empresas mais tradicionais e ao mesmo tempo mais inovadoras reforça sua conexão com a cidade. Fundada em 1921, a Lupo celebra o futuro com projetos que unem tecnologia, educação e impacto social, como o hub de inovação LupoLab, o curso gratuito Mentes Brilhantes e o LupoLab Festival.

Inaugurado em 2024 no Shopping Lupo, o LupoLab é um espaço de 750 m² criado para aproximar startups, empreendedores e estudantes, incentivando a economia criativa e o desenvolvimento tecnológico. “Um dos segredos da longevidade da Lupo é a vocação para inovar. O LupoLab é palco de muitas soluções que surgirão em um futuro próximo e não poderíamos deixar de contribuir para impulsionar o ecossistema de inovação, especialmente aqui na cidade de Araraquara”, destaca Liliana Aufiero, Diretora Presidente do Grupo Lupo.

Com 124 posições disponíveis, o hub já nasce com o objetivo de impulsionar conexões e oportunidades de crescimento no interior paulista.

Festival de inovação

Entre 24 e 26 de abril, o espaço sediou a primeira edição do LupoLab Festival, que reuniu cerca de 300 pessoas em três dias temáticos: Ciência e Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, e Cultura e Comunidade. Além de palestras sobre inteligência artificial, transformação digital e novos modelos de negócios, o evento contou com visita de escolas públicas, apresentações culturais, oficinas de mangá e exposição de startups.

Um dos pontos altos foi a Feira Emprega Transporte, que ofereceu mais de 200 vagas de emprego e atraiu 471 candidatos, além de palestras sobre qualificação profissional. A estimativa é que a divulgação do festival tenha impactado dezenas de milhares de pessoas. “O interior de São Paulo é um celeiro de grandes oportunidades e cases de sucesso. Queremos que Araraquara seja reconhecida também como polo de inovação”, reforça Aufiero.

 

Mentes Brilhantes

O hub também abriga o Projeto Mentes Brilhantes, voltado à formação gratuita de jovens em situação de vulnerabilidade na área de programação. Em sua segunda turma, o curso recebeu mais de 600 inscrições e selecionou 75 estudantes, divididos em três períodos.

“Formar programadores é fundamental para suprir a demanda crescente por profissionais de TI. Mas, além disso, o Mentes Brilhantes amplia horizontes para adolescentes que muitas vezes não teriam acesso a esse tipo de capacitação”, explica Carlos Mazzeu, Diretor Vice-presidente e Diretor de Relações com Investidores (DRI) do Grupo Lupo.

Lupo e Araraquara: uma história conjunta

Para Liliana, a história da empresa se confunde com a da cidade: “Araraquara faz parte da história da Lupo e a Lupo faz parte da história de Araraquara. Ao olharmos para os próximos 100 anos, queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento da cidade, seja por meio da geração de empregos, da inovação ou de projetos que transformem vidas”, afirma.

Assim, enquanto Araraquara festeja seu aniversário, a Lupo reafirma sua vocação de olhar para o futuro, mantendo viva a tradição de quem ajudou a construir a identidade da cidade e agora aposta na inovação para moldar os próximos capítulos dessa trajetória.

Mais Artigos

Últimas Notícias