As obras de modernização da Pista de Atletismo Armando Garlippe, no complexo esportivo do Ginásio Municipal Guilherme Fragoso Ferrão, na região central de Araraquara, avançam com o assentamento de britas no lastro da pista e as bases de arremessos e saltos prontas.
Nesta terça-feira (25), os serviços prosseguiram com máquina motoniveladora compactando o lastro de suporte da nova pista, que terá material sintético no circuito principal e também na pista lateral para aquecimento. O equipamento se tornará oficial e terá oito raias.
Outros serviços de infraestrutura estão sendo finalizados na rede de drenagem geral de águas pluviais, nas áreas de saltos, arremessos e arbitragem.
Desde o início deste ano a obra avança em ritmo forte e já foram edificados a calçada no entorno da pista, o muro de arrimo na lateral da Rua Carlos Gomes.
Agora, com o período de estiagem, o movimento de máquinas retroescavadeiras, tratores, caminhões pipas é intenso e os profissionais da construção civil da empresa PlayPiso atuam em várias frentes de trabalho.
O projeto de modernização elaborado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, de Obras e Serviços Públicos e de Esportes e Lazer contempla: pista com piso sintético e equipamentos e acessórios completos e oficiais para atletismo, incluindo gaiola de arremesso de disco e martelo, caixas de areia para saltos, guia de alumínio da borda interna da pista, tábuas de impulsão para salto triplo e em extensão, dispositivos de apoio em aço galvanizado para salto com vara, conjuntos completos para arremesso de peso, entre outros.
O investimento é de R$ 7.318.205,45, via Finisa (financiamento junto à Caixa Econômica Federal).
A modernização da pista, inaugurada em 1969, quando Araraquara sediou pela segunda vez os Jogos Abertos do Interior, é uma demanda antiga dos esportistas, inclusive proposta, recentemente, em plenária do Orçamento Participativo (OP).