segunda-feira, 20, maio, 2024

Palestra sobre Mário de Andrade abre programação do Educativo FliSol

Atividade foi realizada no anfiteatro da FCL-Unesp Araraquara para profissionais da educação da rede municipal de ensino

Mais lido

O modernista Mário de Andrade – que dá nome à biblioteca municipal de Araraquara – foi o tema da palestra que abriu a programação do Educativo FliSol – Festa Literária da Morada do Sol na última segunda-feira (24), no anfiteatro da FCL-UNESP Araraquara, em uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Mário de Andrade é o homenageado da FliSol na edição 2023, ano em que a Biblioteca Municipal homônima comemora 80 anos de atividades. A palestra de abertura do Educativo FliSol apresentada pela professora Silvana Santoro foi destinada aos professores e demais profissionais da educação da rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal da Educação que, na ocasião, abriu a programação de “Ações Formativas” dirigidas ao aperfeiçoamento pedagógico e profissional.

“O Anfiteatro da Unesp, com a plateia lotada por professores da rede municipal de educação, pudemos entender e conhecer mais sobre o modernista Mário de Andrade, o autor homenageado este ano na 2° edição da Festa Literária da Morada do Sol”, apontou a diretora da FliSol, Bernadete Passos.

Na palestra “Mário de Andrade: Sou trezentos, sou trezentos e cinquenta”, Silvana Santoro abordou esta fala de Mário – “sou trezentos, sou trezentos e cinquenta” – que visa ampliar o conhecimento sobre a obra do autor que, muitas vezes, parece estar restrita apenas à rapsódia Macunaíma.

Silvana lembra que pelo caráter único, a obra escrita em Araraquara em 1926, e publicada em 1928, é de suma relevância, sobretudo, no primeiro momento do Modernismo brasileiro. “Entretanto, Mário escreveu poesias, contos e um único romance absolutamente extraordinários”, aponta a professora.

Vale destacar que a palestra “Mário de Andrade: Sou trezentos, sou trezentos e cinquenta” foi gravada e, em breve, será disponibilizada no site do Instituto Colibri e no canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara.

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico e tem Ignácio de Loyola Brandão como patrono. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias