Novo comandante da Guarda Civil Municipal é apresentado

O Guarda Magalhães assume a vaga um dia depois da saída do antigo comandante

Mais lido

O guarda civil Sírio Santos Magalhães Júnior foi apresentado na tarde desta sexta-feira (19) como novo Comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Araraquara.

A apresentação foi realizada pelo secretário de Segurança Pública, Cel. Adalberto José Ferreira, na sede da Guarda Civil Municipal, antiga CTA.

A nomeação do servidor de carreira Magalhães Júnior foi confirmada em portaria publicada em edição extraordinária do Diário Oficial, nessa quinta-feira (18).

Durante o evento, o secretário Adalberto ressaltou que a nomeação de um novo comandante segue os princípios de seriedade, legalidade e transparência que norteiam a administração pública. Segundo ele, mudanças de comando são naturais na estrutura da segurança pública, e a escolha de Magalhães foi feita com base em critérios técnicos e meritórios. “É um profissional extremamente capacitado, com currículo que enobrece o nome da Guarda Municipal, e tem muito a contribuir”, afirmou.

Natural de Barueri (SP), Magalhães tem 46 anos, mora em Araraquara desde 1997, é casado e pai de dois filhos. Ingressou na primeira turma da GCM em 2001 e, até então, atuava como inspetor de turno das equipes noturnas. É formado em Educação Física pela UNIP, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Lutas. Faixa preta de jiu-jitsu, também atua como instrutor de defesa pessoal e condicionamento físico da corporação.

Ao assumir o comando, Magalhães destacou que a Guarda já realiza um trabalho contínuo e eficiente nas ruas e que a prioridade é dar sequência a essas ações, com foco na excelência do serviço prestado à população. “Vamos manter tudo o que está sendo feito e identificar, com responsabilidade, as possíveis melhorias. A Guarda tem crescido, em Araraquara e em todo o Brasil, ocupando espaços importantes na segurança pública”, afirmou. O novo comandante também ressaltou a importância de trabalhar em conjunto com todos os setores e de promover a união interna da corporação.

Com uma trajetória marcada por dedicação e preparo técnico, Magalhães já integrou diversas frentes da GCM, como ROMU, ronda escolar, patrulhamento ambiental, postos fixos e o COI (Centro de Operações e Inteligência). Possui cursos de atualização em policiamento comunitário, patrulhamento tático e retenção de armas.

Reconhecido por sua atuação exemplar, acumula elogios públicos e foi professor homenageado em formaturas de turmas da corporação. Ao assumir o comando, reforça o compromisso com uma gestão voltada à valorização da tropa, à integração com outras forças de segurança e ao fortalecimento das ações preventivas em prol da população.

Denúncias

Ele assume a vaga deixada pelo GCM Danilo Soler que foi exonerado da função nessa quinta-feira (18). Danilo emitiu uma nota à imprensa alegando incompatibilidade com a forma de trabalho do secretário de segurança, Coronel Adalberto, além de denunciar uma suposta perseguição aos servidores municipais.

Além de Danilo, outros 5 servidores pediram exoneração de cargos de comando da GCM como corregedoria, subcomando e inspeção, em solidariedade ao companheiro.

O Sismar encaminhou as denúncias ao Ministério Público.

Mais Artigos

Últimas Notícias