A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Hauler, contra uma organização criminosa acusada de lavar mais de R$ 74 milhões em transações ilícitas. Entre os alvos, está uma loja de automóveis de luxo em Ribeirão Preto, apontada como fachada para movimentação de recursos de origem criminosa.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto, Matão e Santos. As medidas foram autorizadas pela 3ª Vara Criminal de Araraquara.
Segundo a PF, o grupo operava em dois núcleos estruturados, utilizando empresas de fachada, laranjas e movimentações financeiras atípicas para ocultar o dinheiro. Além da loja de veículos, os investigados também negociavam imóveis, embarcações e outros bens de alto valor, sem passar pelo sistema financeiro formal.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 74 milhões, incluindo carros de luxo, imóveis e contas bancárias. Parte dos investigados já possui antecedentes por tráfico de drogas e ligação com facções criminosas.
Mais de 80 policiais federais participaram da operação, que tem como objetivo desarticular o esquema de lavagem de capitais e garantir a preservação de patrimônio para futura reparação de danos.
O nome “Hauler” faz referência ao termo em inglês usado para designar veículos de transporte de automóveis, como cegonhas e guinchos, em alusão ao comércio de carros de luxo praticado pelos investigados.
(Informações: No Radar Região)