O Orçamento Participativo (OP) retornou no mês passado com força total e a próxima semana mais uma vez terá uma agenda movimentada, que encerrará a programação do mês de março. O programa, que é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos decidir sobre os orçamentos públicos, contará, nos próximos dias, com três plenárias válidas pela Região 9.
Na segunda-feira, dia 28, às 19h, a plenária será no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula (Rua Lourenço Rolfsen nº 230, Jardim Iguatemi), onde serão votados os temas prioritários da Sub-Região 1, que envolve Cecap, Jardim Altos do Cecap, Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Jardim Regina, Conjunto Habitacional Vitório de Santi 1 e 2, Vila Aracoara, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Distrito Industrial 2, 5 e 7 e Residencial dos Manacás.
Na quarta, dia 30, às 19h, o CER Marialice Lia Tedde (Rua Mário Barbugli, nº 985, Jardim Cruzeiro do Sul) recebe a plenária da Sub-Região 2, que é formada por Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rey, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha e Adelino Silva.
Na quinta, dia 31, às 19h, a EMEF Henrique Scabello (Av. Remo Frontarolli, nº 4050, Jardim das Hortências), vai sediar a plenária da Sub-Região 3, que conta com Parque das Hortênsias, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.
O Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Desde o retorno do programa, há cinco anos, foram 135 reuniões, com 55 obras eleitas, 27 obras entregues e R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas entregues e em andamento.
As plenárias do OP 2022 tiveram início com a fase sub-regional, que engloba 27 reuniões. Depois serão 11 plenárias regionais e 7 plenárias temáticas (Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária será em 7 de julho.
Nas plenárias sub-regionais (divisões dentro de uma mesma região), os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) são escolhidos pela população. É nas plenárias regionais e temáticas que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.