sexta-feira, 22, novembro, 2024

Padre da região é ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília

Araraquara foi escolhida para receber a primeira missa presidida por Dom Antônio de Marcos já como bispo auxiliar de Brasília

Mais lido

O monsenhor Antônio Aparecido de Marcos Filho, que integrava a Diocese de São Carlos e trabalhou em Araraquara em duas oportunidades, foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília no último sábado (25) em celebração eucarística na Catedral de São Carlos.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou da cerimônia de ordenação, que também teve presenças de fiéis, dos familiares do monsenhor, além de arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas e autoridades.
A missa teve como ordenante principal o cardeal da Igreja Católica e arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa (que já foi bispo da Diocese de São Carlos), tendo como concelebrantes ordenantes o bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, e o bispo da Diocese de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina (que, antes, era bispo auxiliar da nossa Diocese).
Natural de Ibaté, Dom Antônio de Marcos esteve como líder religioso em Araraquara em duas oportunidades: foi administrador paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Vale (1999-2001) e padre responsável pela Paróquia Sant’Ana (2009-2017), além de passagens por outros municípios da região e outras atribuições na Diocese.
No domingo (26), Araraquara foi o local escolhido para a primeira missa presidida por Dom Antônio de Marcos já como bispo auxiliar de Brasília. A celebração ocorreu na Paróquia São Bento, recentemente elevada para Basílica Menor pelo Vaticano, e também teve presença de Dom Paulo Cezar Costa e outros bispos da região. A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, representou o prefeito Edinho na missa.
Quando a Igreja Católica comunicou a nomeação de Antônio de Marcos para Brasília, em dezembro, o prefeito Edinho utilizou as redes sociais para parabenizá-lo e destacou que o religioso irá trabalhar ao lado de Dom Paulo Cezar Costa, que “nos abrilhantou com seus ensinamentos, exemplos, e um profético trabalho pastoral”.
“Desejo muito êxito em sua nova missão ao Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho. Que seu caminho de fé seja sempre inspirado pelo Espírito Santo”, declarou Edinho.
Antes de ser nomeado em Brasília, Dom Antônio de Marcos era reitor do Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos Borromeu” e pároco na Paróquia São João Batista, em São Carlos. Ele é o 10° bispo eleito dentro do clero da centenária Diocese de São Carlos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias