sexta-feira, 22, novembro, 2024

Parada da Santa Casa – Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

A ideia da ação foi reforçar a importância da discussão da saúde psicológica/emocional dos funcionários

Mais lido

Em alusão ao mês de prevenção ao risco de suicídio “Setembro Amarelo”, a Santa Casa de Araraquara, através do setor de Medicina Ocupacional, realizou atividade em diversos setores do hospital, nos dias 20 e 21/09, sob o título: PARADA – SETEMBRO AMARELO.

A ideia da ação foi reforçar a importância da discussão da saúde psicológica/emocional dos funcionários. Além disso, chamar a atenção de todos para os dados de suicídio, que, infelizmente, são críticos e vem aumentando nos últimos anos no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades. Só o Brasil é responsável por mais de 800.000 mortes – o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.

É importante ter a compreensão, que toda vida perdida representa um parceiro, um filho, um pai, um amigo ou um colega de alguém, o que reflete bastante nos dados divulgados pela OMS. De acordo com ela, para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intensamente. Para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa e muitas mais pensam seriamente nele. Isso equivale a 108 milhões de pessoas por ano sendo profundamente afetadas pelo comportamento suicida.

“No caso da Santa Casa, nós entendemos que o funcionário é o seu maior patrimônio, e sabemos que os profissionais da saúde estão entre os que mais adoecem psicologicamente. Por isso, é necessária atenção redobrada para a manutenção do equilíbrio de sua saúde mental”, enfatizou a gerente de Negócios, RH e TI Juliana Lujan.

Para a enfermeira do setor Medicina Ocupacional Vanessa Toniolo Dias, “as ações servem para chamar atenção de todos os nossos colegas, pois, com certeza, conhecem alguém que tenha ou esteja passando por situação parecida. A nossa intenção é fazer com que entendam que não estão sozinhos, e que a vida sempre será a melhor escolha”, disse.

Vale ressaltar que a Santa Casa de Araraquara possui um Programa de Acolhimento e Orientação em Saúde Mental. “Este programa foi elaborado e está sendo evidenciado a todos os funcionários do hospital para que se sintam acolhidos e saibam que podem contar com a nossa rede de apoio, ainda mais neste momento pós – pandemia, onde muitas pessoas adoeceram emocionalmente”, finalizou a psicóloga do setor Desenvolvimento Humano Organizacional Fernanda Sturion.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias