A Páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas do calendário
comercial. Por isso, o Núcleo de Economia do Sincomércio Araraquara realizou um levantamento de preços dos ovos de chocolate em diversos estabelecimentos da cidade. De acordo com a pesquisa, 93,55% dos itens avaliados estão mais caros na comparação com os anos anteriores (2022, 2021 e 2020), sendo que alguns produtos apresentam diferença de até R$ 33 entre os locais visitados.
No total, o levantamento coletou 213 preços de 12 marcas, com quatorze
opções apresentando amplitude de valor acima de 15%. As maiores diferenças percentuais observadas foram dos ovos Favoritos Lacta (560g), Laka e Diamante Negro (500g), todos com 44,65% de variação, ou seja, R$ 33. Na sequência, aparecem os ovos Tripla Camada Óreo (320g), com diferença percentual de 24,36% (R$ 18) e Lacta Barbie (166g), Lacta Batman (166g) e Lacta Hot Wheels (166g), que tiveram variação de até 24,32% (R$ 17).
Para Thais Gentile, pesquisadora do Núcleo de Economia do Sincomércio,
esses dados mostram que a análise de preços segue fundamental para quem busca economizar nesta Páscoa. “No levantamento, utilizamos como critério avaliativo a comparação de valores para produtos presentes em pelo menos dois estabelecimentos, algo que também pode ser adotado pelos consumidores que querem gastar menos”, reforça.
Foi constatado ainda que, este ano, a quantidade de ovos de chocolate
industrializados disponíveis no mercado se manteve estável em relação a 2022, quando o Núcleo de Economia analisou 210 preços. No entanto, houve redução na comparação com 2021 e 2020, com a série história da pesquisa avaliando 230 e 265 valores, respectivamente, assim como a redução de ovos destinados ao público infantil nos últimos anos.
Preço médio e público-alvo A pesquisa do Núcleo de Economia avaliou a diferenciação de preços entre os ovos de chocolate cruzando dados de tamanho e público-alvo. Os grandes (acima de 300g) são majoritariamente destinados aos adultos, com preço médio de R$ 71,05. Entre os ovos de 100g a 300g, o público infantil já aparece como alvo preferencial, com valor médio de R$ 64,60. Nessa mesma faixa de peso destinada
aos adultos, o preço médio é de R$ 47,85.
Já entre os itens pequenos (abaixo de 100g), há uma disparidade de preços
se comparados aos públicos-alvo: para os adultos, o valor médio é de R$ 9,63; e para o público infantil, o preço médio sobe para R$ 62,85. “Essa diferença se deve, principalmente, pela presença de brinquedos ou brindes nos ovos voltados para crianças, o que deixa o produto mais caro”, indica Thais.