Por José Augusto Chrispim
A falta de material de treino no Ginásio da Pista foi denunciada por um atleta da modalidade do salto com vara nessa semana e motivou a resposta da Prefeitura sobre o assunto. Em uma publicação em suas redes sociais, Gabriel Carvalho demonstrou toda a sua indignação com a falta de estrutura vivida pelos atletas da Fundesport. “Cansei de ficar calado! Eu não pelo nada além do que mereço. Uma cidade do tamanho de Araraquara, com uma pista recém reformada, não ter uma área de queda digna para um saltador é vergonhoso”, reclamou o atleta que relatou que, desde que o colchão que era usado pelos atletas foi descartado durante a reforma da pista em 2024, nenhum outro foi reposto, por isso, ele teve que recorrer até a colchões encontrados no lixo para poder desenvolver suas atividades esportivas no local.
A reportagem procurou a Fundesport que emitiu uma nota esclarecendo a situação.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Fundesport, informa que tem conhecimento da demanda relacionada aos treinamentos de salto com vara e vem adotando medidas para buscar soluções para todas as modalidades.
O colchão utilizado anteriormente, que já contava com mais de 20 anos de uso, foi removido para o Ginásio Gigantão, durante a execução das obras da pista de atletismo, sendo descartado em 2024, antes da posse da atual gestão.
Na época a avaliação técnica do equipamento, considerou que o mesmo estava inadequado para utilização, uma vez que apresentava saturação da espuma, deformações, rasgos, desgaste acentuado e danos estruturais internos. Tais condições comprometiam sua funcionalidade e segurança, oferecendo riscos à saúde e à integridade física dos usuários em razão da deterioração de sua composição e do potencial insalubre identificado.
Destaca-se que a vida útil de um colchão para salto com vara é, em média, de 5 a 10 anos, variando conforme a intensidade de uso e as condições de manutenção.
Desde 2025, a Fundesport mantém diálogo com a Federação Paulista de Atletismo, que possui convênio com a Academia da Força Aérea (AFA), visando a destinação de um equipamento para o município. Paralelamente, há cerca de duas semanas, após reunião com atleta e responsáveis pela modalidade, a Fundesport iniciou o levantamento para disponibilizar peças para auxiliar na disponibilização de colchões provisórios, para continuidade dos treinamentos.
Ressalta-se ainda que o atleta da modalidade recebe apoio da Fundesport através do bolsa atleta e suporte para viagens e competições, juntamente com os demais 368 atletas assistidos no programa.
A Fundesport também informa que está em fase de elaboração um projeto incentivado para captação de recursos junto ao Ministério do Esporte, com o objetivo de promover a renovação e aquisição de materiais esportivos para as diversas modalidades desenvolvidas no município. Trata-se de uma demanda acumulada ao longo de décadas sem reposições significativas e que, neste momento, enfrenta limitações em razão da situação financeira da Prefeitura.
A administração municipal reafirma seu compromisso com o esporte araraquarense e segue empenhada em buscar alternativas para garantir segurança e melhores condições de treinamento aos atletas que representam Araraquara em competições estaduais e nacionais, sem qualquer privilégio ou distinção entre as modalidades e atletas.
Foto: Reprodução





























