sexta-feira, 22, novembro, 2024

Prefeitura divulga cartazes com informações sobre “carteirinha do autista”

Material será exposto em estabelecimentos comerciais de Araraquara

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A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e da Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor, realiza nesta semana a distribuição de cartazes com informações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O cartaz, que será exposto em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas, também pede que o estabelecimento faça a adequação de seu espaço e insira o símbolo da consciência do autismo, que é a fita do quebra-cabeça, imagem que foi adotada em 1999. Além da marca trazer o quebra cabeça, suas peças são em cores diferentes para representar a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

O coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, falou sobre a importância da divulgação. “A presença desses cartazes é de dupla importância: primeiro porque divulga a existência do documento e possibilita o acesso à cidadania por parte daqueles que têm o direito à carteirinha. Segundo porque muitos trabalhadores dos estabelecimentos ainda desconhecem a existência deste documento e não sabem como proceder. Por isso, além da distribuição dos cartazes, os gerentes ou responsáveis pelos estabelecimentos serão orientados”, explica.

Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, destaca os benefícios que a carteirinha visa levar aos seus usuários. “A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais um instrumento para garantir os direitos dos autistas, conforme a Lei 12764/12.
A CIPTEA tem o papel de identificar o autista, uma vez que o autismo não possui uma característica física, evitando assim constrangimentos e a necessidade de laudos para comprovação da condição, beneficiando o próprio beneficiário e seu acompanhante”, esclarece.

A Prefeitura também prepara uma ação de reflexão para o Abril Azul, mês internacional de conscientização do autismo. O cadastro para a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) pode ser feito neste endereço: http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal2/direitosHumanos/carteiraAutista/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3335-9563.

Cartilha

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo foi lançada pela Prefeitura no ano passado e na mesma ocasião foi apresentada a cartilha “Autismo e Isolamento Durante a Pandemia”, elaborada pela Coordenadoria de Direitos Humanos em parceria com o Centro Municipal de Referência do Autismo, com o objetivo de oferecer subsídios às famílias das crianças com TEA no período de isolamento social, buscando instrumentalizar as famílias para que elas consigam implementar uma rotina de atividades terapêuticas dentro de casa.

O e-book da cartilha pode ser acessado neste link: http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/abril/23/EBOOKAUTISMOEISOLAMENTODURANTEAPANDEMIA_abril.pdf

Redação

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