A Prefeitura de Araraquara realizou nesta quarta-feira (11) a cerimônia de entrega das obras do lago ornamental do Parque Natural Municipal do Basalto. O objetivo do novo espaço é proporcionar aos visitantes uma nova ferramenta de educação ambiental voltada ao conhecimento de espécimes da fauna e da flora dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré, bem como uma área para lazer e contemplação do meio ambiente natural.
O investimento foi de R$ 740.275,20, totalmente assumido pela MRV Incorporações, já que a obra foi realizada a partir de contrapartida firmada com a empresa como compensação ambiental decorrente de intervenção em vegetação na área urbana, estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Os procedimentos para a compensação ambiental têm como base a lei complementar número 980 de 30 de novembro de 2022.
O vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que participou do ato de entrega representando o prefeito Edinho, destacou a importância do investimento como mais uma ferramenta de educação ambiental do parque e o empenho da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade na administração do espaço.
“Este lago ornamental enriquece ainda mais esse parque, se somando a todos os atrativos que este espaço oferece à nossa população. É sempre importante falarmos da grande biodiversidade do Parque do Basalto, com mais de 350 espécies de árvores catalogadas e 110 espécies de aves, entre elas algumas ameaçadas no Estado de São Paulo, além de cachoeira e paredões da rocha basalto. E este investimento de cerca de R$ 1 milhão, totalmente absorvido pela MRV Incorporadora, vai proporcionar aos visitantes mais uma ferramenta de Educação Ambiental. Quero cumprimentar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, destacando o nome do secretário José Carlos Porsani, que vem conduzindo os trabalhos aqui com maestria. A secretaria passou a administrar esse parque em 2021 e, em junho de 2022, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura entregou à população o Parque do Basalto totalmente revitalizado. O espaço foi reaberto para visitação pública e projetos educacionais. A partir daí, muitas famílias adotaram o Parque do Basalto como seu espaço de lazer e de encontro com a natureza”, declarou Damiano, em sua saudação aos presentes na entrega.
Também saudaram os presentes o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e o presidente da Câmara, vereador Paulo Landim.
O projeto incluiu serviços de montagem de ambiente aquático com reservatório de água com perfil estético, implementado com sistema hidráulico de circulação de água, interligados a um sistema de filtragem e tratamento eficiente que garantirá parâmetros ideais de água cristalina e bem-estar dos peixes.
O investimento também inclui serviço de paisagismo do entorno dos ambientes aquáticos e introdução de peixes e outros animais, além da limpeza pós-obra e transbordo e descarregamento de materiais. Ainda será responsabilidade da empresa a realização do teste de carga; realização dos testes de funcionamento do sistema e qualidade ideal da água; assessoria no aspecto biológico do sistema; além do treinamento e orientação de pessoa indicada para os procedimentos de manutenção básica do sistema e dos equipamentos utilizados.
O Parque Natural Municipal do Basalto ocupa uma área de 65 mil metros quadrados.