Nessa quinta-feira (19), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de Araraquara, Jacqueline Barbosa, e a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva, participaram de um encontro onde foram entregues 200 livros devidamente higienizados e embalados em 76 pacotes com um livro adulto e um livro infantil e 24 pacotes com dois livros infantis.
A arrecadação foi promovida pelo mandato da vereadora Fabi Virgílio (PT) em parceria com o coletivo “Palavras que Voam” e o Clube de Leitoras “Nossas Vozes”, sequenciando ações realizadas em anos anteriores pelas parceiras. O objetivo da arrecadação foi levar cultura, por meio de livros, para as pessoas que recebem as cestas básicas do município e se encontram em situação de vulnerabilidade.
Para Fabi Virgílio, é fundamental promover, além de alimentos, a oportunidade da leitura para adultos e crianças. “É preciso alimentar corpos e almas. Livros devem ser acessíveis a todas as pessoas. Todas as casas deveriam ter livros. Livros devem voar para todos os lares”, disse a vereadora.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, agradeceu a parceria e comemorou o resultado da ação. “Essa é uma iniciativa que muito nos agrada. Sabemos da importância da leitura para o desenvolvimento humano, cognitivo e social. E nesse sentido, é muito importante poder fazer chegar na casa das famílias o livro, para que crianças, jovens e adultos tenham acesso. Sabemos que apesar de toda essa importância da leitura, o acesso ao livro ainda é algo muito restrito. E muitas vezes, é nesse contato com o livro físico que se mobiliza e se incentiva outras partes da vida, como os estudos, por exemplo”, explicou.
Os livros arrecadados serão revertidos a uma parcela das famílias atendidas pelos centros de referência da Assistência Social e que integram os programas de Segurança Alimentar.