A Região Metropolitana
de Ribeirão Preto, composta por 34 municípios que concentram
mais de 1,7 milhão de habitantes, terá seu primeiro outlet de
grandes marcas a partir do dia 20 de novembro, com abertura oficial
ao público às 11 horas. O Santa Maria Outlet está localizado em
Cravinhos, no km 299 da Rodovia Anhanguera, em trecho que
registra um fluxo diário de cerca de 100 mil veículos.
O projeto, desenvolvido pelo Grupo Pereira Alvim, tem um
investimento de R$ 400 milhões e ocupa 120 mil m², com 37 mil m² de área construída e 20 mil m² de área locável, onde se instalarão cerca de 100 lojas de marcas nacionais e internacionais. Entre os nomes confirmados estão Adidas, Guess, Under Armour, Levi’s, Reebok, Lacoste, Mizuno, Aéropostale, Lindt e Nathan’s Famous.
Até o início de 2025, o outlet deve receber novas lojas, incluindo Nike, Lupo, Brooksfield, Carmen Steffens, McDonald’s e Bar Brahma. A estrutura inclui também uma praça de alimentação e 1,8 mil vagas de estacionamento para os clientes.
“O Grupo Pereira Alvim tem em seu DNA a busca pela excelência e o Santa Maria Outlet é fruto de um planejamento de mais de 10 anos que reflete essa visão, trazendo um conceito global de compras, onde grandes marcas oferecem produtos com preços acessíveis diretamente ao consumidor”, afirma o presidente do grupo responsável pelo empreendimento, José Roberto Pereira Alvim.
Estima-se que o novo centro de compras movimente
aproximadamente R$ 280 milhões anuais em vendas,
consolidando-se como um ponto de compras e lazer para a região e para o Estado.
“A região de Ribeirão Preto é reconhecida como a capital do
agronegócio e uma referência no setor de comércio e serviços,
oferecendo um ambiente de negócios dinâmico e diversificado que atrai consumidores de várias cidades. O Santa Maria Outlet chega para fortalecer ainda mais esse perfil econômico, ampliando as opções de compras e lazer com grandes marcas e preços acessíveis, o que certamente contribuirá para consolidar o interior paulista como um polo de referência no setor varejista”, afirma Julio Di Madeo, diretor comercial e de marketing do empreendimento.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), o Brasil possui 17 outlets em funcionamento. Apenas no estado de São Paulo, encontram-se seis desses empreendimentos, que somam, juntos, uma área bruta locável de 348 mil metros quadrados.
Geração de empregos e impacto econômico
O Santa Maria Outlet gerou mais de mil empregos diretos e
indiretos durante os 18 meses de construção e mais mil postos para trabalhadores do comércio – muitas ainda em aberto nas posições de atendente, vendedor, estoquista, gerente geral de loja e área de alimentação.
Atração cultural inédita
Como marco da inauguração, o Santa Maria Outlet traz, a partir do dia 21 de novembro, a exposição “Van Gogh & Impressionistas”, inédita na região e que já foi visitada por mais de 700 mil pessoas em todo o Brasil. O espetáculo imersivo permite explorar as obras de Vincent Van Gogh e outros mestres da pintura, utilizando projeções em 360°, cenários instagramáveis e labirintos interativos.