Professor do IQ/Araraquara representa a Unesp em evento internacional de biorrefinaria

Rodrigo Costa Marques preside a comissão organizadora da conferência junto de pesquisadores da Alemanha e da China

Mais lido

Acontece até o dia 17 de janeiro a 9ª edição do International Conference on Biorefinery and Biomanufacturing (ICB 2025), evento que busca discutir inovações nos setores de biologia sintética, biomanufatura sustentável e sistemas integrados de biorrefinaria. Balizada pelo intercâmbio científico, a conferência é organizada conjuntamente por três universidades: a Beijing University of Chemical Technology (BUCT), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para presidir a comissão organizadora, foram escolhidos líderes acadêmicos especialistas no campo da biorrefinaria e biomanufatura. Além do professor Rodrigo Costa Marques, docente do Instituto de Química da Unesp e coordenador do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC), estão Tianwei Tan, Presidente da BUCT e da Sociedade Chinesa de Energia Renovável (CRES); e Ulrich Schwaneberg, Diretor do Instituto de Biotecnologia da RWTH Aachen University, na Alemanha.

O professor Rodrigo Costa Marques tem experiência na área de biomateriais e materiais aplicados em biotecnologia e bioenergia, e também atua no uso de nanopartículas magnéticas como suportes para catalisadores aplicados na produção de biocombustíveis. Entre suas principais atribuições está a coordenação do CEMPEQC, conjunto de laboratórios do IQ especializado em análises de combustíveis, desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços técnico-científicos.

Com uma vasta programação, em seus cinco dias de evento, o ICB 2025 conta com cerca de 28 pesquisadores plenaristas e apresentação de 48 pôsteres. O docente do IQ apresenta sua plenária, intitulada “The Influence of Alternating Magnetic Fields on the Biocatalytic Properties of Enzymes”, nesta quarta-feira, dia 15. A palestra trata sobre o desenvolvimento de métodos para imobilizar enzimas, com aplicabilidade prevista na produção de biocombustíveis, tornando-os mais eficientes e sustentáveis.

A conferência também reúne plenárias com outros pesquisadores da Unesp, entre eles a professora Cintia Milagre, do Departamento de Bioquímica e Química Orgânica do Instituto de Química; o pós-doutorando do IQ Rodolfo Debone Piazza; e o professor Ricardo Antonio Polanczyk, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Câmpus de Jaboticabal. Além disso, o segundo dia de evento contou também com um discurso de abertura do Vice-Reitor da Universidade, professor Cesar Martins, e com as presenças de Tian Yuzhen, Cônsul Geral em Exercício da China, e Profa. Dra. Ana Maria Frattini Fileti, Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias