Professora Denise Bevilaqua é a nova diretora do IQ/Unesp Araraquara

Na terça-feira (19), foi oficializada a posse da nova direção do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara

Mais lido

Na terça-feira (19), foi oficializada a posse da nova direção do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, eleita para o quadriênio 2024-2028. A chapa vencedora, Experiência, Diálogo e Assertividade, é composta pela professora Denise Bevilaqua, eleita para o cargo de Diretora, e pelo professor Ian Castro Gamboa, que assume a Vice-Direção da unidade.

Denise, até então vice-diretora na gestão 2020-2024 ao lado de Sidney José Lima Ribeiro, expressa sua satisfação pela nova fase e reforça o compromisso em manter a qualidade do que é produzido no Instituto: “Nós estamos em um dos maiores institutos de pesquisa do país, temos uma estrutura criada com muita competência, é um desafio enorme manter essa qualidade e ainda buscar alternativas diante das mudanças do mundo. Eu definiria como uma honra, estou extremamente motivada”. 

A nova Direção

A formação da chapa resulta de uma parceria de longa data, na qual os docentes já compartilharam funções administrativas no passado. A dupla compôs a primeira gestão do Departamento de Bioquímica e Química Orgânica do IQ, com o professor Ian na chefia e a professora Denise como vice. Segundo a docente, a identificação pelo modo de trabalho, filosofia de vida e princípios, foram alguns dos fatores que a motivaram a convidar Ian para a composição da chapa. O novo Vice-Diretor complementa que, desde a primeira experiência de liderança compartilhada, “houve uma harmonia muito grande de pensamentos”, e avalia: ”Eu acho que isso é chave em qualquer gestão”.

Inovações em infraestrutura

Uma das principais iniciativas em infraestrutura presentes no plano de gestão da nova diretoria é a implementação de uma sala de aula colaborativa para atividades que demandam intercâmbio virtual e recursos audiovisuais avançados. Chamada de CREAI (Centros de Recursos de Ensino, Aprendizagem e Inovação), a instalação faz parte de um projeto da Pró-Reitoria de Graduação, o qual o IQ foi um dos contemplados junto de outras sete unidades da Unesp. “Vai ser uma sala inteligente equipada com microfones, câmeras, que vão nos permitir ter aulas de graduação com outras unidades, tanto nacionais quanto internacionais”, explica a nova Diretora do Instituto. 

O professor Ian salienta que a estrutura tem o potencial de expandir o ensino-aprendizagem nos diversos âmbitos da universidade: “É uma possibilidade de versatilizar o ensino, não só de graduação, como de pesquisa, por meio de uma sala altamente sofisticada. É um grande presente para a nossa comunidade, além de demonstrar que nós somos uma unidade diferenciada dentro da Unesp”, comenta o docente. A sala CREAI tem inauguração prevista para o início de 2025. 

Entre as outras obras importantes programadas pela nova gestão, destacam-se: um novo prédio administrativo do Instituto, um auditório com capacidade projetada para 250 lugares, as sedes do Centro de Exposições, Inovação e Cultura (CEIC) e do Fab Lab IQ. Além disso, está prevista a reforma do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), espaço vinculado ao IQ em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara desde 1999.

Segundo o Vice-Diretor, grande parte das obras integram planos já concebidos pela antiga gestão. Ele ressalta a importância da continuidade dos projetos. “Nossa gestão tem a responsabilidade de finalizar uma série de sonhos que foram criados. Não há um plano partidário ou de ocasião de chapa, é um plano para o Instituto de Química. É uma situação bonita porque há continuidade”, enfatiza. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias