A Prefeitura de Araraquara, por meio da divisão de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde e com o apoio do “Programa Abraçar”, promoveu mais uma semana voltada ao diagnóstico de doenças pulmonares crônicas. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro foram realizados mais de 120 exames de espirometria.
O “Programa Abraçar” é uma consultoria técnica, fruto da parceria entre a Boehringer Ingelheim e os municípios, que oferece suporte técnico para qualificar o cuidado aos pacientes com doenças pulmonares crônicas. O foco principal é promover diagnósticos mais rapidamente, melhor acompanhamento clínico e maior eficiência na gestão da saúde pública.
Além da redução do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, o projeto ajuda na diminuição das filas para exames de espirometria. Outro ganho é na gestão de recursos, com a redução de custos com hospitalizações e internações evitáveis. Destaca-se também o cuidado na conduta, por meio da identificação e da priorização no atendimento, dos casos graves.
Emanuelle Laurenti, Secretária Municipal da Saúde, ressalta a importância da ação. “A iniciativa fortalece o diagnóstico precoce das doenças pulmonares crônicas, reduz filas para exames e garante atendimento mais ágil e eficiente à população. Seguimos comprometidos em ampliar o acesso, qualificar o cuidado e promover mais saúde e qualidade de vida aos nossos munícipes”.































