Promover a arte como forma de expressão, impulsionar e valorizar a produção cultural por meio de vivências práticas e possibilitar que diferentes públicos tenham contato com manifestações artísticas distintas é o objetivo do projeto Ateliê Público 2ª. Edição, que acontecerá em diversas praças de Araraquara, a partir do dia 08 de outubro. A iniciativa é patrocinada pela Lupo, por meio do ProAC – ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia, apoiada pela Prefeitura Municipal de Araraquara via Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e, realizada pela produtora cultural Júlia Berwerth.
Oito artistas desenvolverão oficinas gratuitas de contação de histórias, desenho de rua, escultura sonora, monotipia, colagem/urbanização, literatura/quadrinhos em diálogo, poesia e fotografia junto às comunidades, desvendando as artes e suas possibilidades.
A proposta consiste em impulsionar e valorizar a cultura e o talento dos artistas da cidade. “Esperamos proporcionar conhecimento aos moradores dessas localidades, troca de experiências, interação e, especialmente, descentralizar a cultura de tal modo que todos tenham acesso a ela”, comenta Júlia.
Nerita Vieira Pio, responsável pela oficina de contação de histórias, explica que as narrativas estão presentes no dia a dia e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. “Relaciona-se com o cuidado afetivo, construção de identidade, desenvolvimento da imaginação e capacidade de ouvir e se expressar”, pontua e acrescenta que o contato com os livros auxilia também o desenvolvimento intelectual.
A oficina de desenho de rua propõe exercitar a arte por meio das cenas urbanas. “A atividade será desenvolver a observação urbana transcrevendo para o papel toda a informação coletada”, explica Joel Venceslau de Oliveira Junior, responsável pela atividade.
No total serão 15 vagas por oficina e para participar basta ir até o local da oficina, no dia da realização e se inscrever. As atividades acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Confira abaixo as datas e os locais onde o projeto Ateliê Público acontecerá:
8/10 – CEU das Artes (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Góes, 340 – Jardim São Rafael II)
12/11 – Praça do CECAP (Av. Domingos Ferrari Junior, 265-301)
19/11 – Museu Ferroviário (Rua Antônio Prado, 611)
10/12 – Praça Álvaro Taniguchi (Jardim Santa Clara)
15/01 – Choro das Águas
Grátis