sexta-feira, 22, novembro, 2024

Qual o significado e a importância do dia dos finados?

Esse dia é comemorado em diferentes países

Mais lido

O dia dos finados, também conhecido como dia dos mortos, é uma data em que as pessoas costumam se lembrar de entes queridos que já se foram e prestar homenagens a elas limpando os túmulos e levando algumas coroas de flores para adornar as lápides desses falecidos. 

Alguns católicos também costumam intensificar as preces pela alma daqueles que já se foram nessa data e, em alguns casos, participam de missas em homenagem aos mortos.

A história e a origem do dia dos finados

O Dia dos Finados foi instituído pela Igreja Católica na França no século X. Segundo as histórias, era tradição que, nesta data, os monges orassem pelos mortos — sobretudo pelos falecidos que eram esquecidos por seus familiares — por ordem do abade Odilo de Cluny.

Com o passar dos séculos, criou-se então uma data especialmente destinada às orações para os mortos: o dia 2 de novembro. No entanto, reza-se pelos finados ao menos desde o Império Romano, quando os mártires eram homenageados nas catacumbas em que eram sepultados.

Apesar dessa data ter sido instituída no século X, ela só foi oficializada pela igreja católica no ano de 1915 pelo Papa Bento XV. Desde então, todos os anos, o Papa reza uma missa em homenagem aos mortos. 

A escolha do dia 2 de novembro como Dia dos Mortos foi realizada por suceder o Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro.

Como o dia dos finados é comemorado em diferentes países? 

Outras religiões e culturas também homenageiam seus entes falecidos neste mesmo período com os mais variados rituais. Sendo assim, confira a seguir como essa data é celebrada em diferentes países.

México

O Dia de Los Muertos, como é conhecido o Dia dos Finados no México, é, na verdade, uma celebração que dura três dias, começando no dia 31 de outubro e terminando no dia 2 de novembro. 

Durante esses dias, as ruas do país recebem uma decoração especial, com velas e caveiras coloridas. Além disso, é comum que as pessoas façam altares nas casas para homenagear aqueles que já se foram, colocando, inclusive, alguns dos pratos favoritos do falecido.

Alguns mexicanos acreditam que os mortos podem visitar os seus parentes durante a celebração do dia dos finados. Por isso, é comum que a família se reúna para homenagear aqueles que já se foram. 

Guatemala

Na Guatemala, as pessoas costumam se reunir nos cemitérios para fazer e soltar pipas. As pipas no céu representam as almas daqueles que já se foram. 

Após empinar as pipas, os guatemaltecos costumam se reunir na casa de um familiar para desfrutar de uma refeição em família e homenagear os parentes que já faleceram. 

Japão

No Japão, assim como no México, a celebração do Dia de Finados dura três dias. Contudo, no país asiático, essa comemoração é chamada de Festival Obon e ocorre entre os dias 13 a 15 de julho ou entre 13 a 15 de agosto, de acordo com a região do país.

Durante o Festival Obon, as pessoas visitam os túmulos dos seus familiares falecidos para orar por eles. Alguns japoneses também fazem altares para aqueles que já se foram e oferecem alguns pratos à base de algas e arroz, pois eles acreditam que os mortos voltam nessa data para visitar seus parentes.  

Espanha

Na Espanha, o Dia de Finados também é marcado por festividades alegres. Nesse país, essa data é comemorada no dia 1º de novembro, o dia de todos os Santos. 

Nesse dia, os espanhóis se reúnem para visitar os cemitérios e levam flores e outros objetos de presente para os entes queridos que já se foram.

Após visitar os túmulos, os espanhóis se reúnem para desfrutarem de uma refeição especial, na qual é servida uma sobremesa chamada “Huesa dos Santos”.

Independente do modo como é lembrado, o dia dos finados é uma ótima oportunidade para se lembrar e homenagear aqueles que já se foram. Por isso, é bom saber quem criou o Dia dos Finados e como essa data é celebrada ao redor do mundo.

Mesmo tendo um dia especial para homenagear os mortos, perder um ente querido é sempre muito doloroso. Por isso, para ajudar você nesse momento delicado, preparamos um guia do que fazer quando alguém falece

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias