Quem são os vereadores para o mandato de 2025 a 2028

O Imparcial conversou com os 18 eleitos para saber o que o araraquarense pode esperar deles na Câmara Municipal

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

No último dia 1º de janeiro foi realizada a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024 e a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028. Com 10 dos 18 vereadores eleitos para o primeiro mandato, a Legislatura que se inicia deve ter um perfil diferente da passada, mais alinhada à direita. 

O Imparcial conversou com os vereadores eleitos para conhecer um pouco do perfil de cada um.

Veja quem são os atuais vereadores:

Alcindo Sabino dos Santos (PT)

Bacharel em Direito, ator e diretor, o vereador araraquarense Alcindo Sabino (PT) irá atuar prioritariamente nas áreas de saúde, cultura e habitação. Sabino foi eleito com 1.486 votos e inicia o primeiro mandato como titular, aos 55 anos, uma vez que teve o segundo mandato na Câmara em 2023, como suplente. Ele também foi coordenador municipal de Participação Popular e de Habitação na Prefeitura de Araraquara.


O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Alcindo: “Meus principais projetos estão voltados para áreas fundamentais como saúde pública, habitação e cultura. Continuarei trabalhando para fortalecer o sistema de saúde e para garantir acesso de qualidade para todos os araraquarenses. Na habitação, minha meta é lutar por programas que assegurem moradia digna para as famílias da cidade, assim como me manterei atento à questão dos imóveis abandonados. Na cultura, estou comprometido em promover um ambiente inclusivo e democrático, valorizando nossas manifestações artísticas e assegurando que a cultura seja um espaço de resistência e expressão. Além disso, continuarei focado no apoio às pessoas em situação de rua e àquelas que enfrentam o uso abusivo de álcool e drogas, oferecendo políticas de acolhimento e reinserção social”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Alcindo: “Sempre digo que cuidar da cidade é cuidar de gente. O araraquarense pode esperar um mandato dedicado, transparente e comprometido com o bem-estar de todos. Meu foco será trabalhar de forma incansável para promover a justiça social, a inclusão e o diálogo aberto com a população. Quero ser uma ponte entre as necessidades do povo e as ações efetivas, sempre buscando soluções coletivas e participativas. Meu compromisso é com a democracia e a construção de uma cidade onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas, garantindo que ninguém fique para trás. Podem contar comigo para seguir lutando por uma Araraquara mais justa, humana e fraterna”.

Aluisio Augusto Braz – Boi (MDB)

Gestor público e cabeleireiro, o vereador araraquarense Aluisio Boi (MDB) terá sua atuação voltada para as áreas de saúde, esporte e zeladoria. Reeleito com 2.277 votos, inicia seu quarto mandato aos 54 anos. Exerceu o mandato em 2008, 2012 e 2020, sendo presidente da Câmara Municipal por duas oportunidades (2011/2012 e 2021/2022). Boi foi secretário municipal (Comunicação, Esportes e Governo), assessor parlamentar no Senado Federal e diretor do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), além de ser cabeleireiro há mais de 30 anos.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Boi: “Meus principais projetos e objetivos como vereador são: 1. Saúde Dar continuidade ao trabalho que venho realizando na área da saúde, buscando emendas e recursos. Como conselheiro da Santa Casa, atuei de forma muito forte nessa demanda no último mandato, e pretendo seguir contribuindo para que a saúde da nossa cidade tenha sempre avanços significativos. 2. Zeladoria e Espaços Públicos Tenho como prioridade cuidar da manutenção e revitalização de locais de uso público, como campos, praças e áreas de lazer. Quero incentivar a ocupação desses espaços pela população, pois acredito que eles são essenciais para a convivência comunitária e o bem-estar. Um exemplo desse trabalho é a Área de Lazer Tom Zé, que conta com uma gestão compartilhada, algo que sempre incentivei por meio da lei que criei. 3. Aproximação com os Bairros Estar próximo das comunidades é fundamental para mim. Sempre fiz questão de ouvir as reivindicações da população e levar suas demandas para a administração pública. Esse contato direto é um pilar do meu trabalho como vereador. 4. Fortalecimento do Funcionalismo Público Minha maior bandeira neste mandato é a valorização do servidor público. Como presidente da Câmara, fui um elo importante entre os servidores e a administração municipal, reunindo-me constantemente com o SISMAR. Vou continuar cobrando o executivo para que as conquistas que os servidores merecem sejam alcançadas, sempre fortalecendo o servidor para que ele seja ouvido. 5. Mandato Ativo e Representativo Meu compromisso é atuar em todas as regiões da cidade. Sei que o mandato de vereador é para toda Araraquara, e estou determinado a atender às demandas de todas as comunidades, trabalhando por uma cidade melhor para todos”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar do meu mandato?

Boi: “O meu compromisso é construir um campo político que diminua a disputa entre partidos, buscando equilíbrio e cooperação. A política em que acredito precisa respeitar o contraditório e ser capaz de construir com todos os partidos, independente das diferenças. Quero acabar com essa lógica de disputa política que, muitas vezes, se sobrepõe aos interesses da população e da nossa cidade. Isso não é bom para ninguém e impede que avancemos em projetos realmente positivos e transformadores. Outro ponto fundamental é a minha atuação em toda a cidade. Todas as regiões têm suas necessidades e merecem atenção. Como vereador, fui eleito para trabalhar por Araraquara como um todo, e é isso que vou continuar fazendo: buscar melhorias que beneficiem a nossa população em cada canto da cidade”.

Carlos Alberto Barreto Baldassari – Balda (Novo)

Jornalista e técnico em Contabilidade, o araraquarense Balda (Novo) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação, transporte e segurança. Eleito com 3.067 votos, inicia seu primeiro mandato aos 62 anos de idade. Balda começou a trabalhar em rádio aos 15 anos de idade e teve passagens por diversos veículos de imprensa de Araraquara (rádios Morada do Sol, Cultura e Jovem Pan e jornais “Tribuna Impressa” e “O Imparcial”), de Brotas e de Matão. Em 2020, criou a página “Balda News”.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Balda: “Meu objetivo, como vereador, é trabalhar para melhorar a condição de vida da população de modo geral, com atenção especial à saúde, educação, segurança, assistência social e mobilidade. Quero fortalecer e otimizar as estruturas existentes de forma a aprimorar a eficiência dos serviços públicos em benefício dos usuários. Meu foco será promover a transparência, combater desperdícios, assegurar o acesso aos direitos básicos e diminuir a burocracia na administração pública.

Além disso, iriei fiscalizar o uso do dinheiro público, buscarei melhorar os serviços essenciais e propor soluções que respeitem o orçamento público”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Balda: “Trabalharei com foco em resultados, responsabilidade fiscal e respeito ao contribuinte”.

Coronel Wagner Tadeu Silva Prado (Novo)

Bacharel em Direito e coronel da reserva da Polícia Militar, o paulistano Coronel Prado (Novo)escolheu asáreas de segurança, zeladoria e educação como prioridades de atuação. Eleito com 1.454 votos, ele inicia o primeiro mandato aos 57 anos. Prado prestou o serviço militar na Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga, e depois ingressou na Polícia Militar, instituição na qual chegou ao posto de coronel. Terminou a carreira como comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-12), de Mogi das Cruzes.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Prado: “Segurança pública, combate à corrupção, fiscalização do Executivo (com olhar especial ao que foi feito nos últimos 8 anos), bem como a valorização do servidor público. Além de ter sido militar estadual por 33 anos na ativa, minha mãe foi merendeira da Prefeitura e, depois de concluir o ensino médio, tornou-se professora da educação infantil”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Prado: “Quero reforçar alguns pontos que falei na minha campanha: vou defender o projeto do armamento da Guarda Municipal, afinal é muito importante para os profissionais protegerem a si mesmo e também a sociedade. Claro que, para isso, é necessário um treinamento rígido, tanto prático como psicológico, assim como ocorre na Polícia Militar. Para quem viola a lei, a cor da farda e da viatura não faz diferença.

No quesito fiscalização, trabalhei com contas públicas no Estado e, por isso, tenho expertise nessa área. Logo, atuarei veemente, como olho crítico sempre priorizando o bom uso do dinheiro público. Dentro disso, seguindo os padrões do meu partido, o NOVO, também me colocarei contra os privilégios aos vereadores. Vou abrir mão de celular corporativo, bem como o uso do carro da Câmara para trabalhar. Vou usar o meu”.

Cristiano da Silva (PL)

Empresário, ocomerciante araraquarense Cristiano da Silva (PL) irá atuar prioritariamente nas áreas de assistência social, esporte e saúde. Eleito com 1.540 votos, inicia seu primeiro mandato na Câmara aos 39 anos. Silva integra uma família de comerciantes da região do Cecap, onde trabalha em um mercado de bairro desde a adolescência.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Cristiano: “Desde o início do meu mandato, meu compromisso é com projetos que melhorem a qualidade de vida da população de Araraquara. Embora todas as áreas sejam essenciais, minhas prioridades são: Assistência Social: Fortalecer a rede de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a programas que promovam dignidade e inclusão. Esporte: Revitalizar espaços públicos e criar projetos esportivos comunitários que incentivem crianças e jovens a desenvolver disciplina e saúde por meio da prática esportiva. Saúde: Trabalhar por mais investimentos em unidades básicas, contratação de profissionais e melhoria no atendimento, reduzindo filas e garantindo acesso rápido e humanizado. Estou comprometido em ouvir as necessidades de cada bairro e transformar essas demandas em ações práticas com resultados efetivos”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Cristiano: “Os araraquarenses podem esperar um mandato de trabalho, proximidade e resultados. Quero ser um vereador presente, que está nos bairros, ouvindo as demandas e agindo com transparência e eficiência. Meu compromisso é ser a voz de quem muitas vezes não é ouvido, lutando por soluções práticas que garantam um impacto positivo na vida da nossa cidade. Mais do que promessas, quero entregar resultados: mais oportunidades para os jovens, mais dignidade para as famílias e mais saúde para todos. Araraquara pode contar com um vereador que coloca as pessoas em primeiro lugar e que trabalha com paixão para construir uma cidade mais justa e acolhedora, com um futuro promissor. Juntos vamos transformar desafios em conquistas”.

Dr. Marco Aurélio Mieto Domingues (Republicanos)

Cirurgião-dentista, o paulistano Dr. Lelo (Republicanos) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação e funcionalismo público. Eleito com 1.305 votos, inicia seu primeiro mandato aos 48 anos. Dr. Lelo trabalha como cirurgião-dentista na rede municipal de saúde e em clínica particular.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Dr. Lelo: “Projetos de melhorias no atendimento à Saúde. Como a diminuição de prazos em consultas, exames e cirurgias; a saúde tem pressa!!! Fiscalização da UPA, tem que funcionar 100%!

Projetos de valorização dos servidores públicos (da saúde e outros) no atendimento às reivindicações, justas e urgentes de

reposição de perdas salariais, meritocracia e carreira; pois o servidor é que operacionaliza e viabiliza as políticas públicas

para os munícipes. Bons e valorizados servidores geram ótimos atendimentos e resultados em todas as áreas!

Projetos na área de educação afim de garantir um ensino de qualidade, numa escola segura e funcional.

Projetos Ambientais no tocante à minimização das queimadas e crise hídrica.

Com a experiência que adquiri como servidor concursado há mais de 20 anos na área da Saúde, pretendo atuar e contribuir com as melhorias urgentes e necessárias nessa área.

E lembrando da parte fundamental do serviço público que é o Servidor Público, atuarei também nessa área.

E a Fiscalização, que é o dever primário do vereador, afim de que nunca mais se chegue à situação em que nos encontramos”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Dr. Lelo: “Um mandato de respeito, antes de tudo, aos cidadãos e ao erário público. Honestidade e transparência real com a busca da verdade dos fatos, fiscalização das contas públicas, e de todos os serviços. Sempre em defesa do bem estar e qualidade de vida de cada morador e família. Prezando sempre pela democracia e liberdade”.

Emanoel Sponton do Nascimento (Progressistas)

Guia de turismo e pós-graduado em Empreendimentos Imobiliários, o gestor público Emanoel Sponton (Progressistas) escolheu asáreas de saúde, educação e segurança como prioridades de atuação. Reeleito com 1.461 votos, inicia o segundo mandato aos 29 anos. Foi votado pela primeira vez como vereador em 2020. Sponton mora no Parque das Hortências e participou de grêmios estudantis, sendo presidente da Associação de Moradores do Hortências.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Emanoel: “Meus principais projetos visam promover melhorias nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. Pretendo atuar, fiscalizando e levando ao executivo as necessidades da população, bem como, buscando emendas para o município através de nossos deputados, sempre visando o melhor para a população e para o desenvolvimento da nossa cidade”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Emanoel: “O araraquarense pode esperar um mandato dedicado a ouvir as necessidades da população e trabalhar de forma eficiente para atende-las, além de buscar promover os avanços necessários no desenvolvimento da nossa cidade, visando o melhor para os munícipes”.

Delmiran Mendes de Oliveira (PL)

Enfermeiro e empresário, o baiano Enfermeiro Delmiran (PL) terá sua atuação voltada para as áreas de saúde, lazer e cultura e segurança. Eleito com 1.612 votos, inicia seu primeiro mandato aos 45 anos. Delmiran é enfermeiro da Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araraquara e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) no Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. Também é sócio-proprietário de uma empresa voltada à saúde do trabalhador. Nascido em Feira de Santana (BA), morou com a família em São Paulo e chegou a Araraquara aos 11 anos de idade.

O Imparcial: Quais são os seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Delmiran: “Principais Propostas: Indicar ao executivo:

Saúde: Treinamento para equipe multiprofissional da saúde, Pronto Socorro Psicológico, Valorização dos Profissionais, Humanização no atendimento, Uma linha de comunicação mais transparente entre as demandas da população. (exames, cirurgias, consultas).

Zeladoria: Revitalização dos Parques e Praças. Projeto Cidade Limpa.

(Elaborar programas de conscientização para o descarte apropriado dos lixos)

Lazer e Cultura: Ampliar projetos esportivos aos jovens e adolescentes,

Entretenimento para Idosos, Fornecimento de materiais esportivos 

Segurança: Instalação de novas Câmaras em pontos estratégicos dos bairros.

Hortas comunitárias nos bairros. Vereador no Bairro. SAMA (Serviço de Atendimento médico Animal)”.

O Imparcial: O que o Araraquarense pode esperar do seu mandato?

Delmiran: “Quero contribuir com comprometimento, ser presente nos bairros e buscar o máximo de resultados na demanda da nossa cidade”.

Fabiana Cristina Virgílio (PT)

A advogada Fabi Virgílio (PT) elencou como prioridades de atuação as áreas de cultura, educação e também ligadas à cannabis medicinal, às mulheres e ao direito à cidade e ao meio ambiente. Reeleita com 2.280 votos, inicia seu segundo mandato aos 40 anos de idade. Ela foi assessora parlamentar antes de se eleger vereadora pela primeira vez, em 2020. Ingressou no curso de teatro e no meio cultural, participando da criação do grupo Movimento Antropofágico de Crítica à Administração Cultural em Araraquara (Macaca).

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Fabi: “Minhas áreas prioritárias de atuação são: Cannabis medicinal – democratização do acesso, Defesa dos Direitos das Mulheres,

Cultura, buscando ampliar o fomento, incentivo e democratização da arte que é um grande instrumento de transformação social e a valorização dos fazedores de arte em Araraquara Direito à cidade / Meio ambiente/ Mudança Climática – Precisamos garantir que a cidade cresça de maneira sustentável, harmônica e em equilibro ao Meio Ambiente. Já vivenciamos um momento de horror em dezembro de 2022, que é resultado direto da mudança climática, nosso 1º mandato atuou muito nesse tema e seguirá ampliando a discussão e fazendo com que de fato, tenhamos um olhar diferenciado sobre essa pauta, pois precisamos garantir uma cidade para todas as pessoas e para que exista futuro”. 

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Fabi: “Trabalho, muito trabalho! Honro e enalteço essa nova oportunidade referendada nas urnas pela nossa população e trabalharei com muito afinco para que possamos seguir avançando nas políticas públicas já estruturadas, assim como agirei dia a dia no exercício do processo de fiscalização do Executivo, também atuarei para que novas políticas possam nascer, se estruturar e prosperar pelo bem que une a todos no exercício da política, a população Araraquarense e a nossa amada cidade”.

Filipa Brunelli Iani (PT)

Graduanda em Sociologia, a araraquarense Filipa Brunelli (PT) escolheu aárea de direitos humanos como prioridade de atuação. Reeleita com 1.747 votos, inicia seu segundo mandato aos 32 anos de idade. Foi assessora municipal de Políticas LGBT antes de se eleger vereadora pela primeira vez, em 2020, tornando-se a primeira mulher trans a ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Filipa despertou para a militância política no ensino médio, quando presidiu grêmio estudantil. Posteriormente, entrou para o movimento LGBTQIA+.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Filipa Brunelli: “Nosso mandato é comprometido com a promoção da dignidade e o enfrentamento das desigualdades sociais, especialmente das populações mais vulneráveis. Um dos marcos importantes do nosso trabalho foi a criação da Casa Abrigo LGBT, garantindo acolhimento seguro e digno para pessoas LGBTQIA+ que vivem em situação de violência ou desamparo. Também fui responsável pela ampliação do Bolsa Cidadania durante a pandemia, garantindo que mais famílias em vulnerabilidade tivessem acesso a renda básica em um momento tão crítico.

Outro foco importante foi a área da saúde. Atuei diretamente na reforma e ampliação das UPAs da nossa cidade, além de conseguir um investimento de 1 milhão de reais para a reforma e ampliação do SAMU, garantindo mais estrutura e eficiência no atendimento de urgência e emergência.

Nosso trabalho continua nas áreas de segurança alimentar, habitação, educação e no combate às violências, sempre com o objetivo de construir políticas públicas que transformem vidas e promovam justiça social em Araraquara”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Filipa Brunelli: “O araraquarense pode esperar um mandato combativo, transparente e verdadeiramente comprometido com a justiça social. Eu sempre disse que minha missão é transformar desafios em oportunidades, e isso se reflete no nosso trabalho cotidiano. Vamos continuar enfrentando os problemas de frente, sem medo de tomar decisões difíceis, porque governar é, acima de tudo, um ato de coragem e responsabilidade. Meu compromisso é seguir sendo uma vereadora presente, que escuta as demandas nas ruas e transforma essas demandas em políticas públicas efetivas. Continuarei sendo uma voz firme contra qualquer retrocesso, especialmente quando se trata de direitos humanos, democracia e combate às desigualdades. O que move nosso mandato é o desejo de garantir que Araraquara seja uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora. Nossa luta é por dignidade para todas as pessoas — da juventude à população LGBTQIA+, das mulheres às comunidades de matriz africana. Governar com coragem e empatia é o que o povo de Araraquara pode e deve esperar de mim”.

Geani Marques do Nascimento Trevisóli (PL)

A advogada Geani Trevisóli (PL) terá sua atuação prioritária em Defesa da vida e da família, da mulher e contra a ideologia de gênero para crianças. Eleita com 1.244 votos, inicia seu segundo mandato, sendo o primeiro como titular, aos 57 anos. Foi vereadora suplente e assumiu o cargo em duas oportunidades: em 2014 (17 dias) e 2016 (6 meses). Nascida em Barreiros (PE), ela chegou a Araraquara aos 3 anos de idade e trabalhou como secretária municipal (Articulação Institucional e Participação Popular) e coordenadora (Políticas Públicas para Mulheres).

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Geani: “Defesa da Vida: Defender projetos que assegurem a proteção da vida em todas as suas fases, como políticas de apoio à maternidade.

Criação de programas de apoio às mulheres grávidas, com orientação, acompanhamento médico e psicológico, além de políticas de apoio a mães solteiras e famílias em situação de vulnerabilidade.

Defesa da Família: Propostas que visem o fortalecimento das famílias, promovendo o respeito aos valores familiares tradicionais, como a educação responsável dos filhos, a convivência saudável e o apoio a famílias em dificuldades.

Incentivo a políticas públicas que ofereçam suporte psicológico e jurídico para casais e famílias que enfrentam crises, buscando soluções que preservem o bem-estar de todos os membros, especialmente das crianças.

Defesa da Mulher: Engajar em iniciativas de combate à violência contra a mulher, promovendo campanhas de conscientização, além de criar ou apoiar centros de apoio às vítimas de violência, que ofereçam acolhimento, assistência jurídica e psicológica.

Propostas voltadas para a saúde preventiva da mulher, incluindo o incentivo a exames periódicos, campanhas de conscientização sobre cânceres femininos e apoio a mulheres em situações de risco. Ações que promovam a inclusão social e econômica da mulher, como programas de qualificação profissional, apoio a empreendedoras e ações de combate à desigualdade salarial.

Direitos da Criança e do Adolescente: A vereadora pode trabalhar para garantir o acesso universal a uma educação de qualidade, com atenção especial às escolas públicas e à formação ética e moral das crianças e adolescentes.

Projetos de combate ao abuso sexual infantil, exploração no trabalho e outras formas de violência contra menores, com a implementação de políticas de proteção e acolhimento das vítimas.

A criação e ampliação de programas culturais, esportivos e de lazer para crianças e adolescentes, garantindo que eles tenham acesso a atividades que promovam seu desenvolvimento integral e sua inclusão social.

Por meio da minha experiência e trajetória política, tenho como objetivo atuar na defesa da vida, por meio da proteção da vida desde a concepção, dando apoio às gestantes. Já em defesa da família, pretendo fortalecer as estruturas familiares e dar apoio aos programas de mediação familiar e prevenção de conflitos. Em defesa da mulher, o foco é combater a violência doméstica, promover a saúde da mulher e o empoderamento econômico social. Já na área dos direitos da criança e do adolescente, trazer proteção e educação infantil de qualidade, combater o abuso e a exploração infantil e promover os espaços de lazer e cultura são mais uma das minhas pretensões de atuação. Trabalhar essas áreas é essencial para uma atuação voltada para a proteção e o bem-estar da população, especialmente no que diz respeito à preservação dos valores familiares, ao fortalecimento dos direitos da mulher e à garantia de um futuro seguro e saudável para as crianças e adolescentes. E por meio do meu conhecimento político vivenciado como vereadora anteriormente por alguns meses, bem como secretária municipal e coordenadora de políticas públicas para mulheres, pretendo implementar essas políticas de maneira mais efetiva.


O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Geani: “Posso afirmar com convicção a população araraquarense, que através da minha formação de caráter por meio da luta dos meus pais, que mesmo muito simples e passando por dificuldades para criar eu e mais cinco irmãos, sempre estiveram com os corações abertos para ajudarem qualquer pessoa que precisasse e os procuravam. E com esta maior prova de amor, ao próximo, eu aprendi a amar também e irei com orgulho propagar este sentimento por onde eu percorrer.

Através desta mensagem, a população pode esperar do meu mandato uma postura firme e comprometida com o desenvolvimento da cidade, mas sempre respeitando a preservação de valores mais tradicionais e com um foco nas necessidades e interesses da comunidade. O gabinete n. 06, estará com as portas abertas para receber os cidadãos. Sempre serão bem-vindos! Um 2025, repleto de muita saúde, paz e alegrias. Que Deus continue abençoando a cada família que reside em nosso município”.

Guilherme Spadari Bianco (PCdoB)

O professor de Ciências Sociais, o paulistano Guilherme Bianco (PCdoB) irá atuar prioritariamente nas áreas de educação, meio ambiente, geração de emprego e renda. Eleito vereador pela primeira vez em 2020, foi reeleito com 3.052 votos e inicia seu segundo mandato aos 29 anos de idade. Bianco veio para Araraquara aos 12 anos. Ele integrou o centro acadêmico do curso Ciências Sociais, período em que entrou para a militância política. Também fez parte da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Guilherme: “Minha prioridade é que Araraquara tenha a melhor educação do Brasil! Além de seguir com o meu trabalho pela educação, também são prioritárias as áreas dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, principalmente no apoio ao cooperativismo e ao meio ambiente. Nossa luta é para melhorar a vida das pessoas, sobretudo as das que mais precisam. A periferia é o nosso centro”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Guilherme: “Araraquara pode esperar um mandato que trabalhe de mãos dadas com o povo na defesa e expansão dos seus direitos. Lutaremos contra qualquer iniciativa que signifique o retrocesso das conquistas populares e seguiremos trabalhando para avançar.

O povo seguirá tendo, no nosso mandato, a sua trincheira de batalha por um transporte de qualidade, pela ampliação dos cursinhos populares, por psicólogos em todas as escolas, pelo fortalecimento do cooperativismo, na defesa de um DAAE e da Gota de Leite públicos e que atendam cada vez melhor os araraquarenses”.

Marcos Antonio Gonçalves da Rocha (MDB)

O administrador de empresas, o aposentado Marcão da Saúde (MDB) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, educação e segurança. Eleito com 1.770 votos, inicia seu primeiro mandato como vereador aos 66 anos de idade. Ele trabalhou como contador bancário, adquirindo experiência como gerente e coordenador na Secretaria Municipal de Saúde.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Marcão: “Com muita honra e orgulho assumo uma cadeira na Câmara Municipal de Araraquara, aproveito para agradecer a todos os araraquarenses que votaram em mim. Meu muito obrigado.

Minha principal bandeira é a saúde, onde iremos atuar fortemente para estendermos o horário de atendimento nos postos de saúde. Mas serei um vereador de Araraquara e de todos os araraquarenses. Na segurança pública irei buscar emendas junto aos deputados do meu partido, o MDB, para aumentar o número de regiões da cidade com câmeras inteligentes.

Na educação irei trabalhar para a ampliação de vagas em creches e melhoria da estrutura dos espaços escolares, investimento na formação inicial e continuada dos professores dos anos iniciais e valorização do plano de carreira dos profissionais que atuam nesse segmento, pois, acredito que a educação é a base de uma sociedade mais justa.

No meio ambiente irei trabalhar para que nossa cidade volte a ser a mais arborizada das Américas, além de trabalhar na certificação dos selos verdes.

No DAAE irei fiscalizar a captação correta e distribuição da água, além de esgoto e os bolsões”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Marcão: “Irei acompanhar bem de perto toda a zeladoria de nossa cidade, cobrando do Executivo uma atenção especial nos buracos do asfalto e as podas de árvores, nas nossas ruas, avenidas, parques e praças”.

Marcelo Gurgel (Progressistas)

O vendedor Marcelo Gurgel (Progressistas) escolheu asáreas de inclusão das pessoas com deficiência e do bem-estar animal como prioridades de atuação. Eleito com 1.355 votos, inicia seu primeiro mandato aos 38 anos de idade. Araraquarense, nasceu com má formação dos membros superiores e enfrenta diariamente os desafios das pessoas com deficiência, vendendo doces em um semáforo da cidade. Trabalhou como engraxate, cobrador de ônibus e vendedor de loja.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Marcelo: “Minha trajetória de vida sempre foi marcada por enfrentar desafios, trabalhando desde muito novo e nesses últimos quatro anos, como vendedor de balas no semáforo, o que me define é superação e busca por igualdade de oportunidades. Sendo uma pessoa com mobilidade reduzida, sei na pele o que significa enfrentar barreiras que vão além do físico, mas também culturais e sociais. Por isso, meu mandato terá como prioridade projetos que promovam acessibilidade, inclusão e qualidade de vida para as pessoas com deficiência (PCDs). Quero trabalhar para que Araraquara se torne um modelo de cidade inclusiva, com infraestrutura adequada, transporte público acessível, mais oportunidades de emprego para PCDs e políticas públicas que respeitem nossas necessidades.

Além disso, minha atuação também estará voltada à causa animal. É inadmissível que animais ainda sofram abandono e maus-tratos em nossa cidade. Quero implementar ações que fortaleçam as campanhas de castração, incentivem a adoção responsável e combatam práticas cruéis. Esses projetos seguirão de mãos para criarmos, juntos, uma cidade mais justa e sustentável”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Marcelo: “Os cidadãos de Araraquara podem esperar um vereador que entende de perto os desafios enfrentados por muitos. Minha história de vida, marcada por humildade, trabalho duro e superação, guia minha determinação em lutar por uma cidade mais inclusiva, humana e acessível para todos.

Quero ser um exemplo de que é possível transformar dificuldades em força para agir. O araraquarense pode contar com um mandato focado em ouvir as demandas da população e transformá-las em ações concretas. Meu compromisso é com a transparência, a ética e a busca por melhorias que impactem diretamente o dia a dia das pessoas.

Seja por meio de projetos para ampliar a acessibilidade, fortalecer a defesa dos direitos das pessoas com deficiência ou proteger os animais, o meu trabalho será dedicado a construir uma Araraquara onde todos se sintam respeitados, representados e acolhidos. Podem esperar de mim muito empenho, diálogo e trabalho incansável para fazer da nossa cidade um lugar onde ninguém fique para trás”.

Maria Paula Mendonça Vieira (PT)

A advogada e professora Maria Paula (PT) irá atuar prioritariamente nas áreas de educação, direitos das mulheres e juventude. Eleita com 3.495 votos, inicia seu primeiro mandato como vereadora aos 25 anos. Nascida em São Paulo (SP), chegou a Araraquara aos três dias de vida. Interessou-se pela política ao frequentar a faculdade de Direito, quando entrou no movimento estudantil. Após se tornar advogada, passou a dar aulas nas áreas de direitos humanos e de direito constitucional.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Maria: “O principal projeto de atuação envolve a “CNH Jovem” como programa a ser implementado para jovens de 18 a 21 anos, voltado à aquisição da primeira habilitação visando principalmente ampliar os leques de oportunidade de emprego para a juventude. Pretendo atuar especificamente na educação, juventude e regulação urbana (ordenamento das cidades e espaços públicos)”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Maria: “Um mandato sério e técnico que visa garantir os direitos fundamentais da população e o respeito à participação popular, bem como a expansão e inovação do Município”.

Michel Henrique Cabrio Rigolin (PL)

O publicitário e bacharel em Direito Michel Kary (PL) terá sua atuação prioritária nas áreas de cultura, esporte e empreendedorismo. Eleito com 2.843 votos, assume o primeiro mandato na Câmara aos 38 anos de idade. Araraquarense, Kary tem trajetória de atuação nas áreas artística, cultural e esportiva, trabalhando como músico, cantor e produtor de eventos

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Michel: “Minhas pautas de campanha sempre foram voltadas para as áreas de cultura, pela minha relação com essa área, empreendedorismo e esporte. Mas entendo que estamos à disposição da população para todos os projetos que forem importantes para a cidade. Claro que tenho afinidade com esses temas que apontei e com certeza irei trabalhar muito para construir projetos importantes, mas estou acompanhando o cotidiano da Câmara, já recebendo muitas pessoas no gabinete, com pautas muito diversificadas e vamos defender o que for importante para Araraquara”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Michel: “Estou com bastante vontade de trabalhar, e a população pode esperar muito empenho, além de um mandato de diálogo e transparência. Quero conversar muito com as pessoas, entender as demandas e olhar para as políticas públicas de forma justa. Estamos à disposição da população”.

Paulo Fernando Paes Landim (PL)

O administrador de empresa Paulo Landim (PT) elencou como prioridades de atuação as áreas de saúde, assistência social e zeladoria. Reeleito com 1.292 votos, assume seu terceiro mandato aos 65 anos. Landim foi eleito vereador em 2016 e 2020, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 2023/2024. Ocupou funções na Prefeitura, como gestor do Centralizado Municipal e coordenador do antigo Pronto-Socorro do Melhado e também foi chefe de gabinete do então deputado estadual Edinho Silva (PT). Nascido em Jales (SP), aos 16 anos chegou a Araraquara, onde se formou em Administração e foi gerente de agências bancárias, contribuindo com a formação do Sindicato dos Bancários.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Paulo: “Esse será o meu terceiro mandato como vereador de Araraquara. Primeiramente, agradeço à população, que acreditou no trabalho que venho desenvolvendo, e vou continuar lutando para melhorar a vida da nossa população. Encerrei um ciclo importante como presidente da Câmara Municipal, e trabalhei em pautas que impactaram diretamente a vida das pessoas para melhor.

Fui um vereador atuante na saúde, e mantenho esse compromisso. E também mantenho o compromisso com a assistência social. Conseguimos a materialização da “Feira de cultura nordestina em Araraquara”, para valorizar e promover a rica herança nordestina na cidade.

Acredito que o esporte, além de ser benéfico para a saúde, é um potente instrumento de inclusão social. Pretendo articular a liberação de verba para a criação de uma área esportiva na zona norte de Araraquara, com um campo de futebol society, quadra, parquinho para crianças, pista de caminhada e iluminação.

Quero implementar o programa “Esporte à Noite”, com objetivo de promover a inclusão social e a prevenção de violência através de atividades esportivas e culturais durante o período da noite. Principalmente para jovens entre 15 e 24 anos que vivem em áreas de maior vulnerabilidade social.

Também acompanho e fiscalizo de perto as obras do Campo da Atlética, que será um espaço importante para o futebol amador de Araraquara, com arquibancada, vestiários e campo irrigado.

E vou lutar para firmar convênios com escolas de cursos profissionalizantes, para ampliar a possibilidade de emprego para jovens e adultos”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Paulo: “O araraquarense pode esperar um vereador presente na vida da população, com um gabinete acessível, sempre recebendo e ouvindo a população. Trabalhando muito para que as necessidades sejam atendidas de forma eficaz e transparente.

Vou fiscalizar de perto as obras da cidade, garantindo que o legado do governo Edinho se materialize para a população. O governo Edinho deixou para a atual gestão 98 obras e R$385 milhões em convênios com o governo Lula, que devem ser executados.

Não há espaço para polarização quando os interesses da nossa população são prioridade. Penso que a política é a ferramenta mais poderosa para melhorar a vida da população, e vou trabalhar colocando os interesses do povo de Araraquara em primeiro lugar”.

Rafael Bellinatti de Angeli (Republicanos)

Publicitário, empresário e músico, além de fundador da banda cristã “Canal da Graça”, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) irá atuar prioritariamente conforme demanda da população. Reeleito com 4.052 votos, ele assume seu terceiro mandato na Câmara aos 43 anos de idade. Angeli também foi eleito vereador em 2016 e 2020.

O Imparcial: Quais são seus principais projetos? Em que áreas pretende atuar?

Rafael: “Ao longo dos meus dois primeiros mandatos, trabalhei para fortalecer áreas essenciais como saúde, educação, bem-estar animal, trânsito, segurança, assistência social, entre outros. Entre os projetos mais relevantes, destaco a defesa dos servidores públicos com a luta por melhorias nas suas condições de trabalho, além de atuar de forma proativa para viabilizar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população. Também trouxe os aplicativos de transporte para Araraquara, ampliando a mobilidade urbana, e viabilizei mais de R$ 7 milhões em emendas parlamentares, que foram destinadas à saúde, educação, infraestrutura e outras áreas prioritárias.

No terceiro mandato, pretendo intensificar os esforços na saúde pública, assegurando que todas as unidades de saúde sejam modernizadas e tenham condições adequadas para atender a população. Continuarei fiscalizando de perto questões cruciais, como a crise hídrica e o avanço na qualidade da educação para nossas crianças. Também quero expandir as iniciativas de proteção animal, promovendo políticas eficazes, e seguir trabalhando com transparência e eficiência para garantir que os serviços públicos realmente atendam às necessidades da nossa cidade”.

O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de seu mandato?

Rafael: “O cidadão araraquarense pode esperar um mandato transparente, dedicado e focado em resultados concretos. Meu compromisso é continuar defendendo os interesses da população com firmeza e responsabilidade, buscando soluções para os problemas que mais afetam nossa cidade, como a crise hídrica, a saúde pública e a segurança.

Estou sempre aberto ao diálogo com a população, fiscalizando o poder público e cobrando melhorias onde for necessário. A minha missão é transformar Araraquara em uma cidade melhor para todos, atuando com ética, dedicação e amor pela nossa Morada”.

Mais Artigos

Últimas Notícias