sexta-feira, 1, março, 2024

Quem ultarapassar velocidade nas pistas de cobrança automática nos pedágios será multado agora

A medida está prevista no contrato de concessão e visa a segurança dos usuários e dos colaboradores da concessionária

Mais lido

A EcoNoroeste, a partir da 0h de 06 de novembro, segunda-feira, iniciará a fiscalização através de controladores de velocidade nas pistas de pagamento automático de pedágios (AVI) nas rodovias de sua concessão. Como a velocidade regulamentada nesses locais já era de 40 km/h, com a medida, os condutores que ultrapassarem esse limite estarão sujeitos a multas, que serão aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A instalação dos equipamentos será em todas as praças de pedágio nas rodovias da concessionária. O foco da medida é a segurança dos condutores e dos colaboradores que trabalham nas praças de pedágios. A ação está prevista no contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e a homologação da maior parte dos equipamentos de fiscalização pelo DER, foi publicada quarta-feira, (1/11) no Diário Oficial do Estado.

Investir em segurança

Para trafegar pela pista AVI, o usuário deve possuir um tag ativo de pagamento automático. Ao se aproximar da praça, o motorista deve respeitar a sinalização regulamentar e reduzir a velocidade aos poucos não ultrapassando o limite de 40km/h, entrar na pista de cobrança automática em uma distância segura de no mínimo 30 metros do veículo à frente e, em movimento, aguardar a liberação luminosa do semáforo e o levantamento da cancela. Se a cancela não abrir, o motorista deve aguardar a chegada de um colaborador que irá orientar sobre o procedimento de liberação. Por isso a velocidade no local deve ser baixa.

O gerente de Atendimento ao Usuário da EcoNoroeste, Luiz Tavares, explica que a medida é importante pois oferece um mecanismo a mais de segurança aos condutores bem como aos colaboradores da concessionária. “Os redutores de velocidade fazem com que os motoristas fiquem mais atentos à velocidade, diminuindo o risco de colisões traseiras na passagem pelas pistas AVI ou de choques contra cabines de pedágio. É uma ferramenta de segurança a mais que beneficia todos”, informa.

Locais dos pedágios

Veja a localização das praças de pedágio da EcoNoroeste:

RODOVIAMUNICÍPIOKM
SP 310 – Washington LuísAraraquara282,4
Agulha346,4
Catiguá398,5
SP 326 – Brigadeiro Faria LimaDobrada307,6
Taiuva357
SP 333Carlos TonanniJaboticabal110,6
Laurentino MascariItápolis179,03

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias