Neste sábado (17), às 10h, o espaço Quilombo Rosa vai comemorar seu primeiro aniversário com um evento que integra o Mês da Economia Solidária 2022, programação desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária. Com entrada gratuita para o público, o encontro contará com Feira de Economia Criativa com apresentação do Maracatu e Oficinas Culturais, e Oficinas de Práticas Integrativas da Unesp.
A sede do Quilombo Rosa, projeto social da região do Valle Verde, foi inaugurada em 12 de dezembro do ano passado e abriga área de lazer e espaço voltado a cursos para geração de trabalho e renda para as mulheres da região nordeste de Araraquara. A obra foi escolhida na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo.
O espaço (na Avenida Lázaro Machado, nº 1150, Valle Verde) é voltado exclusivamente para as mulheres e oferece cursos nas áreas de cooperativismo e economia criativa e solidária. A escolha do local atendeu a um pedido das mulheres da cidade e se deve ao grande contingente populacional da região e à ausência de equipamentos públicos que promovam atividades de geração de trabalho e renda. A unidade tem como gestora Maria Cristina Theodoro.
Elaine Campos, gerente de Qualificação Profissional, destaca que a população atendida pelo Quilombo Rosa tem muito a comemorar. “Ao longo desse ano, a Coordenadoria Executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, em parcerias realizadas com a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Cultura, ajudaram a construir um espaço de acolhimento, com foco nas mulheres da região norte e Valle Verde. Foi um ano de muito trabalho. Além das parcerias com as Secretarias de Cultura e de Esportes, a Coordenadoria Executiva do Trabalho e Economia Criativa também desenvolveu atividades com a Rede Temática de Serviços Farmacêuticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp, através do Projeto de Oficinas Temáticas no Quilombo Rosa”, comenta.
Ela falou sobre a importância das atividades oferecidas no espaço. “As oficinas têm um papel importante, não somente no acolhimento dessas mulheres, mas como possibilidade de integração social, empoderamento e de geração de trabalho e renda, como é o caso daquelas que estão participando do bazar de produtos natalinos. A proposta para este dia 17 é envolver todos que estiveram presentes nesse primeiro ano de construção para comemorar. Além da feira de Economia Criativa e Solidária, teremos na programação Oficina de Desenho e Aquarela, Samba de Coco, Danças Urbanas, Capoeira e Maracatu. Para o ano de 2023, a proposta é ofertar cada vez mais cursos de qualificação profissional para as mulheres, ampliando as possibilidades de geração de trabalho e renda e emancipação”, acrescenta Elaine.
Mês da Economia Solidária 2022
A agenda do Mês da Economia Solidária 2022 oferece uma série de atividades como feiras, cursos e oportunidades de geração de renda até o dia 23 de dezembro. A programação teve início nos dias 1 e 2 de dezembro, quando as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araraquara receberam a atividade “A Economia Solidária e o Cooperativismo como estratégia de inclusão produtiva no território”, para o público do Bolsa Cidadania. Desde o dia 5, até 23 de dezembro, a Rua Nove de Julho conta com o comércio aberto no período noturno, das 18h às 22h, com ambulantes da área de alimentação. No último dia 6, o Espaço Kaparaó recebeu o Curso de Liderança e Trabalho em Equipe, oferecido pela Escola de Governo e com foco nas lideranças da Sol Nascente, Morada Car e Morada Express.
Nesta quinta-feira (15), o Auditório da ETEC “Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial) sediou a solenidade que celebrou o Dia Nacional da Economia Solidária. O evento marcou a posse do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (COMTECS) e a mesa redonda “Dois anos da IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária – Resultados e perspectivas”, com entrega do portfólio dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) da IPECS.
A agenda das feiras também vem repleta de opções com a Gira Feira, a Tô em Casa, a Feira do MEA, a Feira do Botânico, e a Quem Garimpa Acha, em datas e locais que podem ser conferidos na programação abaixo.
MÊS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA 2022
De 5 a 23 de dezembro
Ambulantes de Alimentação da Rua Nove de Julho – noturno
De segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.
17 de dezembro
10h – Aniversário de 1 ano do Quilombo Rosa
Local: Quilombo Rosa
Feira de Economia Criativa com apresentação do Maracatu e Oficinas Culturais
Oficinas de Práticas Integrativas da Unesp
FEIRAS DA ECONOMIA CRIATIVA
Tô em Casa
17 de dezembro – Parque Infantil
Feira do MEA
17 de dezembro – Praça do Daae
Feira do Botânico
18 de dezembro – Parque do Botânico
Quem Garimpa Acha
18 de dezembro – Praça Pedro de Toledo