O Quilombo Rosa, projeto social da região do Valle Verde que abriga atividades prioritariamente para as mulheres do território, integrando oficinas culturais, esporte e qualificação profissional, com foco na criação de trabalho e renda, promoveu uma oficina de sementes, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março.
Ligado à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o projeto social Quilombo Rosa foi eleito na Plenária Temática das Mulheres do Orçamento Participativo (OP) e começou a ser implantado em 2020.
A oficina de sementes, que somou 24 horas de aulas, foi oferecida às mulheres da região do Valle Verde a partir de uma parceria do Sebrae com o Sindicato Rural e com o Senar.
As 15 alunas que participaram também receberam marmitas e suco de frutas; todas com idade acima de 18 anos, porque há necessidade de manuseio de ferramenta elétrica para furar as sementes.
Todas as técnicas foram ministradas pelo professor Denis Corrêa Vivan e as mulheres soltaram a imaginação para produzir bijuterias com as sementes.
Devido ao sucesso da iniciativa, o objetivo é repetir a parceria, em breve.