Nota do presidente e vereador Rafael de Angeli à população de Araraquara
“Desde o início do processo contra o Vereador Emanoel Sponton, procurei manter a sobriedade e o equilíbrio, permitindo-lhe exercer a ampla defesa e o contraditório, em conforme com a Constituição Federal.
Vereador Emanoel foi notificado dia 20 de maio de 2025 e, visando a evitar qualquer nulidade, preferi deixar a votação para o último dia, visando a evitar futuras alegações de cerceamento de defesa. Tudo feito conforme orientação da equipe técnica da Diretoria Legislativa, formada por profissionais concursados e competentes com mais de uma década de experiência na Administração Pública.
Fui informado, na manhã desta quinta-feira, que o Vereador Emanoel Sponton considera que o prazo está encerrado e, diante disso, ingressará com pedido de nulidade do seu processo de cassação.
É bastante sintomático que alguém que já assumiu a conduta mediante ao Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) junto ao Ministério Público (MP) agora busque nulidades para tentar evitar uma cassação iminente ao invés de tentar provar sua honestidade.
Durante todo o tempo, parte da imprensa tentou me vincular às ações do Emanoel, querendo manchar a imagem deste vereador, eleito com mais de 4 mil votos.
Mesmo eu tendo declarado junto ao jornal da EP que votaria pela cassação do Vereador Emanoel, continuaram a me difamar e criar inverdades. Tudo na tentativa de me atingir.
Neste momento, cumprindo meu papel de presidente, informo que está mantida a sessão de votação de cassação do Vereador Emanoel para a próxima segunda-feira e que, conforme já havia antecipado, votarei favorável à cassação e, havendo 12 votos, será dada posse ao primeiro suplente do Progressistas, o Vereador João Clemente. A nulidade alegada pelo Vereador Emanoel não será reconhecida por mim, tampouco pela Diretoria Legislativa da nossa Câmara dos Vereadores.
A sessão somente será cancelada se houver ordem do juiz da Vara da Fazenda Pública de Araraquara, o que não se acredita, ante à fragilidade argumentativa do vereador Emanoel”, diz a nota assinada pelo presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli, publicada na tarde desta quinta-feira (14).