sexta-feira, 22, novembro, 2024

Região do São Rafael elege temas prioritários no Orçamento Participativo

Saúde e esporte e lazer foram os temas eleitos na plenária desta quinta-feira (9)

Mais lido

O Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, contou com mais uma plenária nesta quinta-feira (9), quando o Lar Nossa Senhora das Mercês, no São Rafael, recebeu a reunião válida pela Sub-Região 1 da Região 3 (composta por (Jardim São Rafael, Jardim São Rafael II, Jardim Serra Azul, Condomínio Vereda do Campo, Jardim Boa Vista, Jardim dos Oitis, Jardim Indaiá, Jardim Roberto Selmi Dei 1, Jardim São Francisco, Jardim Veneza, Residencial Monte Carlo, Residencial Reserva do Campo, Residencial Santa Luzia e Veredas do Campo), que elegeu como prioridades os temas saúde (75 votos) e esporte e lazer (1 voto).

Vale salientar que a fase sub-regional do programa aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo) e a cada plenária dois temas são eleitos. A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

Nesta sexta-feira (10), será realizada a Plenária Temática das Mulheres, que está marcada para as 19h no Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica Av. Espanha, 532, Centro. Essa plenária possibilita ao público feminino eleger uma política pública, como uma obra ou um programa, que atenda diretamente às necessidades das mulheres araraquarenses em toda a sua diversidade no seu dia-a-dia.

O OP 2023 contará com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e paralelamente são realizadas sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa é divulgada no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

Marcaram presença na plenária desta quinta a deputada estadual Thainara Faria (PT), o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias