Por José Augusto Chrispim
Perseverança e luta. Essas são as palavras que definem o vendedor de balas e doces, Marcelo Gurgel, de 37 anos, que foi eleito vereador pelo Partido Progressistas no último domingo (6), com 1.355 votos.
Marcelo, que ganha a vida vendendo balas e doces no semáforo do cruzamento entre a Rua Bento de Abreu (Rua 3) e a Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Av. 36), na região central de Araraquara, falou à reportagem de O Imparcial.
Ele conta que tem uma má formação congênita no braço direito e também um problema físico na perna devido à um acidente, mas, apesar da trajetória de visa sofrida, aceitou os desafios e nunca se escondeu pela tristeza, sempre com um sorriso no rosto.
Trajetória
“Eu trabalhei nas lojas Torra e, há 4 anos, resolvi empreender e comecei a vender balas na rua, sete dias por semana das 9h às 18h. Paralelamente a isso, comecei a minha trajetória na política no PDT por onde concorri na última eleição à uma vaga na Câmara Municipal, mas não me elegi. Depois me filiei ao Progressistas e fiz minha campanha inteira aqui na rua que é meu ambiente de trabalho, onde fui entregando meu material de campanha enquanto vendia minhas balas e, nesse domingo veio a realidade, as pessoas confirmaram nas urnas que eu merecia essa oportunidade para representar o povo em geral, mas, especialmente as pessoas com deficiências. O araraquarense pode esperar uma mudança, pode esperar que eu vou representar o povo”, declarou o vereador eleito.
Reconhecimento
Marcelo conta que já está sentindo o reconhecimento da população. “Toda hora passa alguém aqui e me cumprimenta pela minha vitória nas urnas. Na porta da minha casa também vem muita gente me parabenizar. Estou muito feliz e espero poder corresponder às expectativas na Câmara Municipal”, destacou.
Comemoração
Neste 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância de garantir igualdade de oportunidades e condições adequadas para essa numerosa parcela da população. De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 15 milhões de indivíduos com deficiência física.