sábado, 21, setembro, 2024

Votação do OP Digital será aberta na segunda-feira (18) no site da Prefeitura

Etapa online do Orçamento Participativo escolhe temas prioritários da população para eleição de investimento na Plenária da Cidade, marcada para 11 de agosto

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara abrirá em seu site (www.araraquara.sp.gov.br) na segunda-feira (18) a votação do OP Digital, fase online do Orçamento Participativo na qual a população escolhe os três temas que terão propostas apresentadas e votadas na Plenária Temática da Cidade.

Neste ano, a Plenária da Cidade está marcada para 11 de agosto, uma quinta-feira, às 19h, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), situada na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.

A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).

“A Plenária da Cidade, como é de costume, é aberta com período de votação online para incluir toda a cidade na participação da escolha dos temas. São três assuntos escolhidos para terem projetos apresentados e votados na plenária presencial. De 18 de julho a 3 de agosto, vamos escolher esses temas. Qualquer cidadão araraquarense vai poder entrar no site da Prefeitura, fazer um breve cadastro e escolher um tema que ele quer que esteja na plenária presencial”, afirma o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy.

Os temas que estarão à disposição para votação serão os seguintes: Bem-Estar Animal, Cultura, Educação, Esporte, Geração de Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Programa de Combate às Drogas, Programa para Crianças e Adolescentes, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trânsito e Zeladoria da Cidade.

O voto será computado após um breve preenchimento dos dados pessoais. Só será permitida uma participação por CPF. O prazo termina às 23h59 do dia 3 de agosto.

Depois de o Orçamento Participativo ser retomado pelo prefeito Edinho, em 2017, a Plenária da Cidade escolheu como obras prioritárias a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado (já em funcionamento), uma nova sede para o NGA 3 – Núcleo de Gestão Ambulatorial (obra em andamento) e a reforma da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (projeto pronto, a ser executado em parceria com o Governo do Estado). Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Orçamento Participativo não foi realizado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute. Desde a retomada, são R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores.

Para mais informações sobre o Orçamento Participativo, como horários, datas e locais das plenárias, é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site e as redes sociais da Prefeitura.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias