A 2ª edição do Salão da Imagem e do Som de Araraquara, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, divulgou o resultado da premiação realizada por edital, nas categorias: fotografia colorida, fotografia em preto e branco (PB) e podcast.
O concurso seleciona e premia produções artísticas e documentais que irão integrar o evento, que acontecerá de forma itinerante a partir de dezembro em espaços culturais e museus da cidade.
Nesta edição, o Salão da Imagem e do Som de Araraquara apresenta o tema “Saberes: a vida cotidiana e coletiva”. “A ideia é produzirmos um conteúdo que registre formas de expressão como patrimônio cultural”, comenta o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.
De acordo com o coordenador, entende-se por Patrimônio Cultural o conjunto de bens culturais produzidos por uma sociedade, e nesta edição estamos voltando os olhares para as expressões, por exemplo, uma cozinha apesar de ser material pode abrigar o ato de cozinhar como saber cultural.
Na categoria Fotografia Colorida, foram premiados: “Maracatu Estandarte”, de Amanda Karine Ferreira Figueiredo (1º lugar), “Originários”, de Rafael José Coelho de Castro (2º lugar) e “Árvore”, de Lilian Fernanda de Oliveira Penteado (3º lugar).
Os premiados em Fotografia PB foram: “Tia do Bombom”, de Vitor Gustavo Falavinha (1º lugar), “Fazeres: um Passado de Presente na Casa da Farinha”, de Rosely Scodeler (2º lugar) e “Nada Mais. Mistérios. Silêncio…”, de Ary Attab Filho (3º lugar).
Na categoria Podcast, Maria Eduarda Senna Pierri Podcast foi premiada com “Museu das Vozes – Morada dos Tempos”.
Vale destacar que será realizada a exposição dos premiados e também dos classificados de 2021, já que devido ao período de isolamento social a mostra foi apenas virtual. Mais informações sobre as atividades serão divulgadas em breve pela produção do Salão.
Confira os premiados no 2º Salão da Imagem e do Som de Araraquara
• Fotografia colorida
1o lugar – Amanda Karine Ferreira Figueiredo, com “Maracatu Estandarte”
2o lugar – Rafael José Coelho de Castro, com “Originários”
3o lugar – Lilian Fernanda de Oliveira Penteado, com “Árvore”
• Fotografia PB
1o lugar – Vitor Gustavo Falavinha, com “Tia do Bombom”
2o lugar – Rosely Scodeler, com “Fazeres: Um Passado de Presente na Casa da Farinha”
3o lugar – Ary Attab Filho, com “Nada Mais. Mistérios. Silêncio…”
• Podcast
Maria Eduarda Senna Pierri, com “Museu das Vozes – Morada dos Tempos”