terça-feira, 14, maio, 2024

“Agosto Lilás” promove a conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Prefeitura conta com programação diversificada com campanha em redes sociais, oficina, rodas de conversa e curso de formação

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para as Mulheres, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, realiza ao longo deste mês o “Agosto Lilás”, campanha que visa promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação também tem o propósito de dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes, assim como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, informando sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.

Até domingo (13), a campanha contará com publicações sobre o tema nas redes sociais da Prefeitura. O próximo evento está marcado para segunda-feira (14), que será a roda de conversa “Prevenção e atendimento à violência doméstica e familiar contra mulheres imigrantes”, que acontecerá às 18h no Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti” (Avenida Espanha, 532, Centro), com mediação da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, e da coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, e mediação de comunicação de Rafaela Pucca, da Escola de Governo.

No dia 15, terça, às 18h30, o Centro de Referência da Mulher sediará a oficina “Violência psicológica e os impactos na saúde mental e autoestima das mulheres e meninas”, com mediação de Josilene da Costa, Juliana Franco de Toledo, Mariane Rodrigues Ramalho e Tania Capel (Grupo de Vivência Mulheres).

Na quinta-feira, 17, às 19h, o Centro de Referência da Mulher receberá a roda de conversa “Lei Maria da Penha: tipificação, efetividade e questões de gênero”, com mediação de Erika Matheus, Lígia Diaz Buzolla e Vanessa Souza. O evento contará com a parceria das Promotoras Legais Populares e do Centro de Referência LGBTQIA+.

A agenda terá sequência no dia 21, segunda-feira, às 19h, também no CRM, com a roda de conversa “Impactos da violência contra as mulheres em crianças e adolescentes”, com mediação de José Lopes Nei e Laís De Conti.

No dia 23, quarta, das 9h às 13h, a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” sediará o curso de formação para a rede: “Protocolo de atendimento às mulheres em situação de violência e outras violações de direitos” (revisado e atualizado), com mediação de Mônica Favoreto e Grasiela Lima. A atividade será realizada pela Escola de Governo.

A programação será concluída no dia 28, uma segunda-feira, com a roda de conversa “Interface entre a violência contra as mulheres e o uso abusivo de drogas pelos companheiros “, com mediação do Dr. Luís Eduardo Petlik e Grasiela Lima. A atividade, realizada em parceria com a Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas Para Mulheres, está marcada para as 18h no Plenarinho da Câmara Municipal.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias