Aluna de Biologia da Uniara realiza estágio voluntário na Fundação Projeto Tamar

Atividade teve duração de dois meses

Mais lido

A aluna do quarto ano curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia de Jesus Peruchi, participou de um estágio voluntário de dois meses, na Fundação Projeto Tamar, no Espírito Santo. A atividade foi realizada durante os meses de dezembro e janeiro.

“Desde o primeiro ano da graduação, busco vivências práticas. Iniciei com estágio voluntário no Parque Ecológico de São Carlos, onde tive meu primeiro contato com educação ambiental, manejo e cuidado de animais silvestres. No mesmo ano, estagiei no Instituto Argonauta, em Ubatuba, atuando em resgate, manejo e reabilitação de fauna marinha, além de ações de educação ambiental, o que despertou ainda mais meu interesse pela biologia marinha”, explica a aluna.

“Posteriormente, realizei estágio no Projeto Tamar de Ubatuba, com atividades de educação ambiental e reabilitação de tartarugas marinhas. Atualmente, estou estagiando no Projeto Tamar do Espírito Santo, atuando no monitoramento reprodutivo das tartarugas marinhas.  No litoral capixaba é a principal área de desova do país e onde encontramos a tartaruga-de-couro, espécie ameaçada de extinção, o que torna essa experiência ainda mais significativa para minha formação”, relata.

Para Natalia, “essas vivências permitem aplicar na prática conteúdos estudados em sala de aula, além de desenvolver responsabilidade, trabalho em equipe e comunicação com o público nas atividades de educação ambiental”. “A experiência de acompanhar diretamente o ciclo de vida dos animais reforça diariamente o sentido da profissão e o papel do biólogo na proteção da biodiversidade. O estágio tem ampliado minha visão sobre as áreas de atuação da Biologia e fortalece minha intenção de seguir na área da biologia marinha. A Biologia deixou de ser apenas uma área de estudo e passou a ser um propósito quando comecei a vivenciar diretamente a conservação,” comenta.

A coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka, conta que “desde quando a Natalia entrou na graduação, demonstrou grande interesse em Biologia Marinha”. “Ela começou fazendo estágio no parque de São Carlos, no ano seguinte, ela foi para Ubatuba e, todo ano, ela já se programa nas férias e faz um estágio em um projeto e, desta vez, foi no Projeto Tamar do Espírito Santo. Tenho certeza de que ela será uma excelente bióloga marinha e de que ela vai atingir os seus objetivos”, afirma.

Teresa lembra que “temos parceria a muito tempo com o  Projeto Tamar e com o Aquário de Ubatuba, que é mantido pelo Instituto Argonauta”. “Inclusive, temos dois ex-alunos que trabalham no Instituto. Acredito que esse tipo de iniciativa é importante para a formação  dos alunos e estamos aqui para apoiá-los”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br  ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Mais Artigos

Últimas Notícias