quinta-feira, 18, julho, 2024

Alunas de Administração da Uniara desenvolvem cartilha sobre assédio moral no trabalho

Estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso

Mais lido

As alunas do quarto ano do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica dos Santos Sales e Laura Patriarca, desenvolveram a cartilha informativa “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho: você sabe o que é e como identificar?” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O estudo foi orientado pela professora Larissa Camerlengo Dias Gomes. A cartilha pode ser visualizada no link https://encurtador.com.br/rtYZ7.

“Durante a pesquisa para nosso trabalho acadêmico, ficou claro para nós que essa é uma questão de extrema importância, que afeta não apenas o ambiente de trabalho, mas a vida e o bem-estar das pessoas. Nossa intenção ao criar esta cartilha é fornecer informações claras e valiosas sobre o assédio moral, ajudando a sensibilizar a todos sobre essa questão e, ao mesmo tempo, orientando vítimas, colegas, gestores e empresas sobre como identificar, prevenir e agir diante desse tipo de situação. Acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa e que a conscientização é o primeiro passo para combater o assédio moral. Esperamos que esta cartilha contribua para a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, respeitosos e livres desse tipo de violência”, explicam Jéssica e Laura.

Larissa completa que as alunas, “além de uma pesquisa com profissionais de recursos humanos, construíram, com base na revisão da literatura, uma cartilha para orientar a todos sobre o que é o assédio moral, bem como, quais são os tipos e como identificar”. “É um tema extremamente importante. Às vezes não conseguimos identificar um assédio moral, então, o intuito é orientar a todos para observarem as ações no ambiente de trabalho”, relata.

Para o coordenador do curso de Administração, Eduardo Rois Morales Alves, “trata-se da produção de material técnico, enquanto produto de TCC, valioso e oportuno”. “Sobretudo no ‘pós-pandemia’, onde problemas de saúde mental cresceram exponencialmente, uma cartilha esclarecedora, orientadora e objetiva de combate ao assédio moral é uma contribuição muito bem-vinda à melhoria da qualidade de vida das pessoas. O trabalho da Jéssica e da Laura foi desenvolvido de forma técnica e ponderada, constituindo contribuição relevante das autoras e do curso de Administração às empresas e à sociedade. Parabéns às nossas formandas pelo competente resultado alcançado”, finaliza.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias