quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Araraquara é representada no lançamento do Novo Plano “Viver Sem Limites”

Fernando Supesche e Karina Maia participaram da solenidade realizada na última quinta-feira (23) em Brasília

Mais lido

Na última quinta-feira (23), em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, foi realizado o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o Novo “Viver Sem Limite”, que contempla mais de 100 ações voltadas a essa parcela da população, com um investimento previsto de investimento de cerca de R$ 6,5 bilhões pelos próximos anos. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida.

A convite da secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, a Prefeitura de Araraquara foi representada no encontro pelo assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Fernando Cesar Supesche da Fonseca e pela coordenadora executiva de Saúde da Pessoa com Autismo, Karina Maia.

O Novo Plano Viver Sem Limite tem como objetivo geral promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania, buscando construir um futuro mais justo e acessível para todos. “É esse país que queremos: o país do cuidado, da solidariedade e do respeito aos direitos humanos. Agradecemos à secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, pelo convite, pela recepção e pelo carinho de sempre”, comentou Karina.
Fernando falou sobre a importância de representar a cidade no evento. “Representar o município de Araraquara é de grande importância para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência na nossa cidade, implementando as políticas, programas e ações que buscam garantir acessibilidade, oportunidades de trazer investimentos e recursos específicos para iniciativas que beneficiem as pessoas com deficiência de Araraquara”, frisou.

Por meio do programa, o Governo Federal fará grandes investimentos pelos próximos anos a fim de garantir a dignidade, a promoção de direitos e a ampliação do acesso à educação, cultura e trabalho das pessoas com deficiência. São cerca de 100 ações de políticas públicas que serão desenvolvidas a partir dos seguintes eixos: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva; promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias