sábado, 23, novembro, 2024

Araraquara não registrou mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Mais lido

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 44 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 4,3% de 1.023 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,11%, sendo 36 positivados de 179 amostras.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 844 testes no dia 15 de setembro, com 9 positivados, sendo 1 de outro município.

Portanto, agora Araraquara tem 29.836 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 146 permanecem em quarentena e 29.107 já saíram. Aguardam resultado de exames 111 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 20 pacientes estão internados. Destes, 16 estão em enfermaria, sendo 1 suspeito e 15 confirmados, e 4 estão em UTI, 1 suspeito e 3 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 23% de leitos de enfermaria e 8% de UTI.

Hoje, a Santa Casa tem 2 pacientes, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 9 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 3 pacientes.

Do total de 20 internados, 17 são moradores de Araraquara e 3 são de outros municípios e estão em enfermarias de hospitais da cidade. Eles residem em Florianópolis, Nova Europa e Rincão.

Araraquara registrou, até o momento, 583 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, com o fim do estoque da vacina Astrazeneca, o município está seguindo recomendação da Secretaria de Saúde do Estado e está completando a imunização das pessoas que tomaram a primeira dose deste imunizante com a vacina da Pfizer.

Portanto, enquanto o Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo estadual, não entregar novas remessas de Astrazeneca, as pessoas que precisam tomar a segunda dose podem tomar a vacina da Pfizer.

A combinação de imunizantes é segura e já vem sendo adotada em vários países.

Quem não quiser tomar a segunda dose da Pfizer para completar a imunização, terá que esperar a chegada de remessas da Astrazeneca. Não há previsão de quando o Secretaria Municipal do Estado entregará mais doses.

Além de aplicação de segunda dose, a vacinação contra a Covid-19 continua hoje com aplicação de primeira dose em adolescentes e aplicação de terceira dose em idosos com 85 anos ou mais que completaram a imunização há pelo menos seis meses.

Já as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose devem continuar ligando para o 0800 771 7723 para entrar na lista da xepa da vacina.

Qualquer alteração no calendário vacinal é discutida em reunião da Comissão de Vacinação do Município. Todas as informações são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Para agilizar o atendimento, nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, ampliou para 14 o número de polos de vacinação, oferecendo também a vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde do Parque São Paulo, Jardim Paulistano, Iguatemi e Selmi Dei I, das 8 às 15 horas.

É importante que todos que estão tomando a primeira dose façam o pré-cadastro no VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), porque esse procedimento agiliza o tempo da fila. E também apresentem os documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado no ato da vacinação.

Araraquara já aplicou 309.718 doses, sendo 190.380 da primeira dose, 113.034 da segunda dose, 6.063 de dose única e 241 de terceira dose.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias