sexta-feira, 23, fevereiro, 2024

Araraquara realiza Semana do Xadrez, em fevereiro 

Com disputas em vários locais da cidade, evento homenageará enxadrista Taya Efremoff, bicampeã brasileira da modalidade

Mais lido

Com apoio da Prefeitura, Araraquara realiza a Semana do Xadrez, entre os dias 10 e 17 de fevereiro, que, em sua primeira edição, terá disputas em vários locais da cidade. A expectativa é que aproximadamente 500 jogadores participem da competição, já incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, que objetiva divulgar e incentivar a prática do xadrez por pessoas de todas as idades.

Criada pela Lei Municipal no 10.933/2023, por iniciativa do vereador Alcindo Sabino, a Semana do Xadrez homenageará a enxadrista naturalizada araraquarense Taya Efremoff, bicampeã brasileira da modalidade, nos anos de 1958 e 1959.

Segundo o presidente do Clube do Xadrez de Araraquara, Rodrigo Galli, além de proporcionar diversão, este esporte mental é uma grande ferramenta de ensino, que estimula o raciocínio lógico, melhora a concentração e desenvolve a capacidade de se tomar decisões.

“Além disso, promove habilidades sociais, como a paciência, a ética e o respeito ao adversário. Para os idosos, ajuda especialmente na manutenção da capacidade cognitiva e na socialização”, acrescenta Galli.

Vale destacar que durante a Semana do Xadrez, serão realizados vários duelos da modalidade em locais diferentes de Araraquara, direcionados a todos os públicos.

Disputas

Pelo Araraquara Chess Open, o Torneio Internacional de Xadrez vai de 10 a 13 de fevereiro, no hotel Dan Inn, com sete rodadas. Esta disputa, direcionada a jogadores com boa experiência, deve contabilizar mais de 100 jogadores de vários estados do Brasil e do exterior, incluindo Mestres e Grandes Mestres Internacionais.

As Oficinas de Xadrez, no Sesc Araraquara, abertas ao público em geral, serão nos dias 15 (a partir das 18h) e 16 de fevereiro (as 15h), com aulas gratuitas para iniciantes e iniciados no xadrez ministradas por Mestres Nacionais.

Simultânea com Grande Mestre Internacional: esta disputa, também no Sesc, no dia 17 de fevereiro, no período da manhã, terá o Mestre Felipe El Debs jogando ao mesmo tempo com 25 pessoas.

O Torneio de Xadrez Rápido, com mais de 300 pessoas, é a primeira etapa da Liga do Enxadrista, liga composta por várias cidades do Estado de São Paulo, que também será disputada no Sesc Araraquara.

As inscrições para a Semana do Xadrez podem ser feitas no link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgVjwit9zhnm3k7h0FppoGGvjFcoPavbYCZRA816AWZEIhwA/closedform

Para mais informações: https://www.instagram.com/xadrezaqa/.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias