Araraquara registrou, entre o período 2 a 8 de dezembro, mais 1.394 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 39,7% de um total de 3.503 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 46,3%.
Neste período, a Rede SUS contabilizou 2.692 testes em sintomáticos, dos quais 1.132 foram positivados, e 554 testes em assintomáticos, com 28 positivados.
Portanto, Araraquara soma 93.826 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 659 permanecem em quarentena e 92.434 já saíram.
Hoje, dia 9 de dezembro, 22 pacientes estão internados, sendo 17 em enfermaria, sendo 1 suspeito e 16 confirmados, e 5 confirmados em UTI.
A Santa Casa tem 6 pacientes, o Hospital São Paulo tem 8 pacientes e o Heab tem 8 pacientes.
Do total de 22 internados, 15 residem em Araraquara e 7 em outros municípios: Batatais, 2 em Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Nova Europa, Santa Lúcia e Valinhos.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 39% de leitos de enfermaria e 28% de UTI.
O município registrou, até o momento, 733 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito na última semana.
Testes e vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de testes, oferecendo o serviço em mais quatro unidades de saúde, além das 3 UPAs, que já atendiam casos suspeitos, com consultas e testagem.
Portanto, as pessoas podem buscar testes de Covid nas unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14h às 16h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade. Já na Upas da Vila Xavier, Valle Verde e Central, o atendimento de casos suspeitos é realizado 24 horas por dia.
E continua em vigor o decreto municipal que retomou a obrigatoriedade do uso de máscara nas unidades de prestação de serviços de saúde, no transporte público coletivo ou complementar de passageiros, nos prédios públicos municipais e nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. E é fortemente recomendado o uso de máscaras nos ambientes abertos e fechados, no caso de pessoas apresentando síndrome gripal.
O Comitê continua chamando a atenção das pessoas para a importância da vacinação.
Para ampliar o atendimento e aproveitando o horário especial de fim de ano do comércio com expediente no período noturno, a vacinação contra a Covid-19 está sendo feita também na praça Santa Cruz, das 17h30 às 20h30, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias de jogos do Brasil na Copa do Catar. Esse atendimento segue até dia 21 de dezembro.
Estão sendo vacinados na Santa Cruz, as crianças de 3 anos ou mais e o público adulto.
E, além desse atendimento na praça, a vacinação continua nos horários e polos habituais.
No decorrer da semana, os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades, são atendidos às sextas-feiras, na unidade do Yolanda Ópice, das 8 às 15 horas, por agendamento.
Os pais ou responsáveis dessas crianças com comorbidades devem realizar agendamento pelo telefone 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou pelo telefone 3303-3108 (das 8h às 16h).
Para receber o imunizante, é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.
No caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses é feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Santa Angelina, o atendimento é realizado às quartas e sextas-feiras. Sempre das 8 às 15 horas, nos cinco polos do município.
Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.
E a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, continua em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas, também de segunda a sexta. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas.
É importante que quem ainda não completou o esquema vacinal aproveite o horário noturno no centro da cidade ou busque um dos polos de vacinação para tomar as doses em atraso, incluindo as 3ª e 4ª doses de reforço.
É fundamental que as pessoas tomem suas vacinas de reforço. A vacinação evita complicações da doença, mesmo com o aumento do número de casos confirmados.
As análises diárias da situação epidemiológica estão mantidas e, diante de mudanças no quadro epidemiológico, novas medidas serão implementadas.