Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 79 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 23,44% de 337 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 25,79%.
A Rede SUS contabilizou nesta data 267 testes em sintomáticos, dos quais 71 foram positivados, sendo 3 de outros municípios, e 54 testes em assintomáticos, com 6 positivados.
Portanto, Araraquara soma 65.459 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 242 permanecem em quarentena e 64.537 já saíram. Duas amostras aguardam resultados.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 4 pacientes confirmados estão internados em enfermaria. Destes, 3 são moradores de Araraquara e 1 reside em São Carlos.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes e o Heab tem 2 pacientes.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.
O município registrou, até o momento, 680 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
Fiscalização
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.
De 25 de abril a 1 de maio, foram contabilizadas 287 ações de fiscalização. Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 88
Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 42
Academias / condicionamento físico: 10
Construção civil / casa de material de construção: 30
Lotéricas e órgãos públicos – 3
Outros estabelecimentos comerciais: 112
Praças/área públicas: 2
As equipes de fiscalização vão permanecer nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor.