quinta-feira, 18, julho, 2024

Araraquara se classifica para fase estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Premiação visa valorizar os governos municipais que buscam a melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara foi habilitada na primeira fase do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

A cidade participa do prêmio com dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo: o programa “Coopera Araraquara”, da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e o “Programa de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador de Araraquara”, da Coordenadoria da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo. Com essa classificação, as iniciativas da cidade foram para a segunda fase, que é uma etapa estadual da premiação que é realizada a nível nacional.

Nesta quinta-feira (22), o município recebeu a visita técnica da equipe do PSPE, que teve o objetivo de atestar a veracidade das informações fornecidas no formulário de inscrição e de avaliar qualitativamente as duas iniciativas. A inspeção foi feita por dois auditores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP, que conversaram com as equipes responsáveis pelos projetos, com parceiros e beneficiários, e também colheram mais informações e registros.

A visita técnica aconteceu no período da manhã na Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), onde foram recebidos pela coordenadora executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, e à tarde na Incubadora de Empresas, onde dialogaram com o coordenador executivo da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, Alexandre Kopanakis. O chefe de Gabinete da Prefeitura, Renato Ribeiro, representou o prefeito Edinho no encontro.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto elogiou os projetos desenvolvidos na cidade. “O município de Araraquara cumpre mais uma etapa do Prêmio Prefeitura Empreendedora, de iniciativa do Sebrae. Meus agradecimentos a todas as equipes da nossa secretaria que estão envolvidas nos projetos”, frisou.

A coordenadora executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, se mostrou animada com as chances de Araraquara para a sequência do prêmio. “Conseguimos demonstrar na visita técnica toda a veracidade do Coopera Araraquara e da importância que esse projeto tem para os beneficiários. Hoje nós beneficiamos diretamente 13 empreendimentos econômicos solidários incubados na IPECs, com diversos tipos de benefícios. Diretamente, é um público de 450 a 500 beneficiários diretos e indiretamente são muito mais pessoas contempladas. A Incubadora surgiu em 2020, o Coopera em 2021 e agora estamos entrando em uma fase mais madura do projeto, onde conseguimos apresentar resultados. O Coopera se tornou uma referência nacional na área de economia solidária e é motivo de muito orgulho para nós participarmos desse prêmio e irmos para a segunda fase com grande chance de classificação entre os melhores”, projetou.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reúne iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios. A resposta sobre a classificação para a terceira fase será divulgada no mês de março e em abril serão definidos os melhores projetos de cada categoria.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias