Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série “Araraquara 205 anos: araraquarenses pelo mundo!” O especial contará, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país. O oitavo episódio apresenta a carreira da pianista Letícia Fais.
Inspirada pela música de Tom Jobim, a pianista araraquarense Letícia Fais iniciou os estudos de piano aos 6 anos, em 1998, em uma tradicional escola de música da cidade, onde no futuro atuaria como professora e coordenadora de ensaios para espetáculos e arranjos.
Entre os anos de 2000 e 2007, Letícia participou do Circolo Ítalo-brasileiro de Araraquara, atuando em peças teatrais pelo estado de São Paulo, em corais e como bailarina em um grupo de dança folclórica italiana e brasileira.
Com interesses e talentos diversos, Letícia também estudou Ciências Físicas e Biomoleculares na USP, e atuou como pesquisadora em nanotecnologia aplicada a diagnóstico médico na mesma instituição. Em 2012, trabalhou como pesquisadora no Laboratório de Materiais Complexos da Universidade Estadual Tecnológica de Zurique, na Suíça.
Tudo isso, sem esquecer da música. Decidida a se dedicar exclusivamente à arte, em 2014, se mudou para Campinas para estudar Piano Erudito. Entre os anos de 2015 e 2021, realizou apresentações em diversos festivais de música pelo Brasil.
Nesse período, também foi professora de música na capacitação de profissionais em Dançaterapia. Em 2016 e 2018, se apresentou no Festival Internacional de Piano de Backa Palanka, Sérvia. Letícia se formou em Piano Erudito, em 2017, pela Unicamp, onde também concluiu o curso de Mestrado na mesma área.
Letícia já recebeu diversos reconhecimentos por seu talento, como Menções honrosas em Concursos Internacionais de São Paulo, e da China e América do Norte, na categoria Artista Profissional.
Em 2021, os recitais de seus alunos alcançaram centenas de espectadores pelo mundo.
Sempre impulsionada pela vontade do fazer acadêmico, nesse mesmo ano, se inscreveu e foi aprovada para o mestrado em Piano Performance na Universidade Estadual de San José, na Califórnia.
Em plena atividade, este ano, Letícia foi semifinalista em uma competição da instituição onde estuda, com um trabalho sobre o impacto do trabalho acadêmico em piano na qualidade de vida da sociedade.
Atualmente, é professora de piano no Vale do Silício, e seu trabalho já impactou mais de 30 alunos, dentre crianças e adultos, pianistas iniciantes e avançados em uma abordagem centrada no aluno. Como a própria pianista diz, ela segue, mundo afora, fazendo da música um instrumento de transformação social!
Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.