sexta-feira, 22, novembro, 2024

Aula inaugural lança pós-graduação em tecnologia cervejeira na Unesp

Vereador Guilherme Bianco representou a Câmara na aula inaugural do curso que será ministrado pelo Instituto de Química

Mais lido

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) representou a Câmara Municipal de Araraquara, na solenidade de lançamento do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) de Tecnologia Cervejeira do Instituto de Química da Unesp. Ao longo de 21 meses serão ministradas 20 disciplinas, oferecendo aos interessados, que atuam ou que pretendem ingressar no mercado cervejeiro, conhecimentos conceituais e práticos de alto nível sobre a produção da bebida. Os cursos serão ministrados por pesquisadores do IQ e especialistas da indústria. As inscrições devem ser abertas em breve e as aulas estão programadas para se iniciarem no meio do ano.

Bianco disse em seu pronunciamento, que vivemos um momento de esforço enorme de administradores públicos, com o desafio de vacinar as pessoas para salvar vidas, e de outro lado, gerar emprego e renda. Este curso representa a formação de parcerias visando o novo modal de investimento que surgiu na cidade. Ele se referia aos recentes investimentos na ampliação da planta de produção da unidade da cervejaria Heineken, do anúncio oficial do investimento da implantação da planta de produção da cervejaria Estrella Galícia, do anúncio de mais um investimento da Heineken na cidade, que ocorrerá no próximo dia 21 no Palácio de Governo do Estado de São Paulo e da implantação de outra cervejaria na cidade, a Boreal. “Enquanto se luta para salvar vidas, é preciso trabalhar para a recuperação econômica e geração de emprego e renda. Este curso está alinhado com este momento, preparando profissionais para esta nova vocação da cidade, transformando ciência e conhecimento em profissão”, disse Bianco.

Retornar em conhecimento para a sociedade o investimento feito na universidade com dinheiro público, em pesquisa e na formação dos alunos. Este foi um dos momentos da fala do prefeito Edinho Silva (PT), destacando também a busca de caminhos para a retomada da vida social e econômica. “Não existe desenvolvimento sem conhecimento, pesquisa e ciência. Este curso demonstra a sensibilidade da universidade com o momento que a cidade vive. Alimentar vocação com formação de mão de obra e pesquisa, sustenta o desenvolvimento que a cidade necessita”, apontou o prefeito.

Patrícia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, também ocupou a mesa de autoridades e destacou que o lado bonito da política é cuidar das pessoas e que os governos precisam de bons projetos para a economia e o desenvolvimento. “É aí que entram as universidades, ajudando os governantes a encontrar a demanda e ajudar a trabalhar com ela. Aqui em Araraquara está acontecendo um bom exemplo desta reflexão. Foi identificado um segmento que gera empreendedorismo e investe-se na pesquisa e formação de mão de obra para que haja geração de emprego e renda”, ponderou.

Força econômica

O setor das cervejarias recolhe mais de R$ 20 bilhões em tributos em todo o país e emprega, em torno de 2,7 milhões de pessoas, entre postos diretos e indiretos de trabalho. O curso terá 40 vagas e será realizado em formato híbrido (parte teórica online e parte prática presencial), com aulas ministradas no prédio de atividades do curso de Engenharia Química do IQ, dentro do Campus da UNESP na cidade.

Os participantes aprenderão conteúdos teóricos e aspectos práticos, como o passo a passo para a produção de cerveja, estudo das matérias-primas que dão origem à bebida, elaboração de receitas, análises da qualidade do produto, harmonização, boas práticas de fabricação, e outros temas.

Aula Inaugural

A aula inaugural foi ministrada por Rodrigo Sawamura, da Estrella Galícia do Brasil, com a palestra “Cultura Cervejeira”. Ele é campeão brasileiro de sommelier de cervejas, em 2016 e terceiro colocado no Campeonato Mundial Sommelier de Cervejas, em 2017. A outra palestra teve o tema: “Heineken: Mais do que uma garrafa verde”, com Décio Novaes – relações governamentais do Grupo Heineken, e Cássio Montenegro – diretor industrial da Heineken Araraquara.

Participaram ainda do evento, o professor Leinig Antonio Perazolli, do IQ; o mestre cervejeiro e ex-aluno do Instituto – João Fernando Sacillioto; a pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp – Maria Valnice Boldrin; e o diretor do IQ – Sidney Ribeiro.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias