A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na segunda-feira (21), às 18 horas, no Plenário, a Audiência Pública “Diabetes Tipo 1 – Araraquara na luta por direitos”. O debate foi convocado pelas vereadoras Fabi Virgílio, Maria Paula e Filipa Brunelli (todas do PT) e pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT) e Cristiano Silva (PL), por meio do Requerimento nº 1019/2025.
O diabetes tipo 1 é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, um hormônio essencial para o controle da glicose no sangue. O objetivo da audiência é ouvir grupos afetados direta ou indiretamente pela condição para compreender as vivências e aperfeiçoar políticas públicas municipais.
Segundo os vereadores, a falta de insumos, como insulina, agulhas, teste de ponta de dedo, assim como de acesso a educação e a novas tecnologias que contribuam com qualidade de vida têm sido experiências relatadas por moradores da cidade que lidam com a doença.
Além da sociedade civil, foram convidados a participar da discussão representantes do Poder Público municipal e estadual, universidades, assessoria técnica, órgãos regulatórios e conselhos municipais, dentre eles, a Secretaria Municipal da Saúde, a Secretaria Municipal da Educação, a OAB Araraquara, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e a Universidade de Araraquara (Uniara).