Foi com o Plenário da Câmara Municipal lotado que o Capítulo Araraquara da Ordem DeMolay teve seu trabalho com a juventude da cidade reconhecido em solenidade realizada na noite de sexta-feira (18). O Diploma de Reconhecimento Público pelos 30 anos de fundação foi uma iniciativa da Mesa Diretora, conforme Decreto Legislativo nº 1.133/2022. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 17 da NET) e pelo Facebook.
O presidente do Legislativo, Aluisio Boi (MDB), ressaltou a importância da presença do público no evento diante do período de isolamento social que acabou por afastar a comunidade da Câmara e destacou o papel da Ordem justamente neste momento de crise. “A pandemia nos mostrou que precisamos sair de casa para fazer a diferença e vocês fizeram a diferença na vida das pessoas em vulnerabilidade social acolhidas por vocês”.
Em 2021, a Ordem realizou uma campanha denominada “Drive-thru Solidário” e arrecadou alimentos e produtos de higiene para instituições de caridade. Foram 1.281 unidades de produtos de higiene e 596 quilos de alimentos, sendo distribuídos para o grupo Viva, que fornece alimento para pessoas em situação de rua, e para o Asilo São Francisco. Arrecadou ainda cestas básicas para a LBV em 2020.
Durante a pandemia da Covid-19, o Capítulo Araraquara da Ordem DeMolay também realizou diversas ações sociais, buscando diminuir os impactos na população mais vulnerável. “As boas histórias têm que ser contadas, os bons exemplos têm que ser mostrados e a história de vocês está sendo mostrada nesta Casa nesta noite”, complementou Boi.
O trabalho desenvolvido pela Ordem durante a pandemia também foi mencionado pelo vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que, na ocasião, representou o prefeito Edinho Silva. “São três décadas de atividades com a juventude da nossa cidade para promover o bem-estar da nossa população, além de ajudar quem mais precisa”, disse.
Para o Mestre Conselheiro Regional da 14ª Região do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo (GCESP), Bruno Cornicelli, o Capítulo Araraquara tem formado, ao longo do tempo, bons cidadãos para a cidade. “Podemos dizer que o Capítulo tem como base um trecho do Hino de Araraquara: os jovens serão os novos gigantes desta sua história. Aqui estão os novos gigantes desta tua história”, disse.
O Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Araraquara, Salvio Fernandes, falou sobre o valor do reconhecimento: “Este Diploma de Reconhecimento Público é de importância ímpar para o crescimento da Ordem e também um grande incentivo para todos estes adolescentes”.
Pensamento semelhante foi compartilhado pelo representante do Capítulo Araraquara da Ordem DeMolay, o Mestre Conselheiro Gabriel Antônio Couto. “No ano de 2012, meu irmão de Ordem Fernando Baldassari subiu nesta mesma tribuna para poder agradecer à Casa pela visibilidade dada aos nossos trabalhos. Hoje, dez anos depois, nós somos a prova que aquele voto de confiança dado aos nossos trabalhos deu bons frutos”, mencionou.
Dia Municipal do DeMolay
Durante a solenidade, em celebração ao Dia Municipal do DeMolay, a Ordem DeMolay prestou homenagem a alguns de seus membros “em reconhecimento à importância da participação na irmandade e pelos relevantes serviços prestados à comunidade”.
O “Prêmio Iniciático de Ouro” foi concedido a Raphael Martins e Enzo Pinotti. Já o “Prêmio Caneta de Ouro” foi entregue a Vitor Hugo de Souza e Luiz Fernando Paollino. Por sua vez, Kleber Romer e Heitor de Arruda Falcão receberam o “Prêmio por Serviço Meritório”.
Sobre a Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos. É fundamentada em sete princípios básicos: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Saiba mais sobre o Capítulo DeMolay de Araraquara pela conta @capituloararaquara no Instagram.