sábado, 15, junho, 2024

Choro das Águas reúne feira, chocalho e samba-rock neste domingo (16)

Artesanato, oficina de chocalho e “Discotecagem com Samba-rock” animam a programação na Praça do Daae–Fonte Luminosa

Mais lido

Música, recreação infantil e feira de artesanato são as atividades que acontecem neste domingo, 16 de junho, no programa Choro das Águas, realizado gratuitamente pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do Daae Araraquara.

A programação é realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, a partir das 16 horas com a feira de artesanato, depois às 17h é a vez da recreação infantil com a oficina de chocalho com Eduardo Marçal, e às 18h é a vez da apresentação musical “Discotecagem com Samba-rock” com DJ Lelee.

O Choro das Águas tem início às 16h com a feira de artesanato que reúne empreendedores e artesãos de Araraquara e região, com trabalhos manuais bem elaborados e que são fonte de renda para muitos expositores.

A Oficina de Chocalho, com Eduardo Marçal, às 17h, oferece atividades musicais por meio deste instrumento presente na cultura popular brasileira. A ideia é contribuir para o desenvolvimento musical e a coordenação motora dos participantes. Nesta oficina, os participantes irão colorir e personalizar o instrumento para que “se sintam parte do instrumento”.

Eduardo irá apresentar o instrumento “chocalho”, realizar uma breve apresentação tocando o instrumento e mostrar diferentes manifestações culturais que utilizam o instrumento, como: o samba de roda, o samba de coco, a capoeira, diversos rituais indígenas – entre outros.

Eduardo Marçal é cientista social em formação, ritmista da Escola de Samba Tom Maior, ator formado pelo Senac e arte-educador.

Fechando a programação às 18 horas, tem a música do DJ Lelee. A apresentação “Discotecagem com Samba-rock” tem como intuito, trazer uma discotecagem que engloba um amplo repertório entre o samba e o samba-rock, abrangendo brasilidades em um geral, com um repertório dançante e animado para o público de Araraquara.

A discotecagem será dividida da seguinte forma: nos 30 primeiros minutos com um repertório focado em brasilidades, dando destaque a artistas pretos, como Tim Maia, Seu Jorge, Djavan, Jorge Ben Jor, entre outros; após isso, seguindo com um repertório de 30 minutos repassando desde o samba raiz ao samba enredo; e nos 30 últimos minutos o foco será músicas de grande destaque no samba-rock, como: Clube do Balanço, Os Incríveis, Maria Bethânia – entre outros.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias