segunda-feira, 25, novembro, 2024

Com feriados na fase vermelha, somente serviços essenciais poderão funcionar

Mais lido

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 23 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê está concluindo o texto do decreto municipal que será publicado nos Atos Oficiais deste dia 24 de dezembro, suspendendo os efeitos do decreto municipal nº 12.433, de 18 de dezembro de 2020, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro de 2021.

A suspensão do decreto municipal em vigor nestes seis dias específicos atende determinação do Governo do Estado de São Paulo que estabeleceu, em caráter imediato e temporário, neste período de Natal e reveillon, o retorno à fase vermelha do Plano São Paulo em todos os municípios paulistas.

Dessa forma,  somente serviços essenciais poderão funcionar entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro.

E nesta quarta-feira, representantes da Vigilância Estadual também estiveram presentes na reunião do Comitê, cobrando o cumprimento integral do decreto do governo do Estado de São Paulo.

Balanço dos atendimentos na Saúde
Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulga balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 21 de dezembro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 42.794 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  484 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 581

– Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado – 20

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 4.191 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 439

– Exames realizados junto à Unesp: 32.402

– Exames realizados junto à Uniara: 20.554

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 321

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados 10.139 testes gratuitos na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e nas unidades de Saúde do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Deste total, 291 foram positivados.

Foram 139 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; 59 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, e outros 93 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

A Secretaria Municipal da Saúde informa ainda que está interrompendo esta testagem em massa de assintomáticos que vem sendo realizada desde setembro, em parceria com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, mas ela será retomada em janeiro.

É muito importante que aqueles que estiverem sentindo sintomas gripais continuem procurando o Polo de Atendimento Estratégico da UPA da Vila Xavier, onde são feitas as testagens e também o encaminhamento dos pacientes, de acordo com o quadro clínico.

Situação Epidemiológica
Araraquara registrou quarta-feira, dia 23 de dezembro, mais 75 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 28% de 268 amostras analisadas.

Portanto, agora são 7.916 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 226 permanecem em quarentena e 7.603 já saíram. Aguardam resultado de exames 162 amostras.
Hoje, 45 pacientes estão internados. Destes, 31 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 24 confirmados. E 14 estão na UTI – 3 suspeitos e 11 confirmados. Do total de 45 internados, 30 são moradores de Araraquara e 15 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 32% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 9 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 87 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito suspeito que estava em investigação foi descartado.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias