segunda-feira, 9, dezembro, 2024

Concerto da USP Filarmônica no Teatro Municipal marca posse da Academia Araraquarense de Letras neste sábado (10)

Evento, que abre programação dos 207 anos de Araraquara, também terá a assinatura de parceria do Município com Uniara e Academia, visando a veiculação de uma cartilha antirracista

Mais lido

A USP Filarmônica realiza o seu 201° concerto no Teatro Municipal de Araraquara, neste sábado (10), como parte das atividades de posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras. O evento, que também abre a programação festiva dos 207 anos de Araraquara, tem início às 18h e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início.

Música, poesia, literatura marcam a posse dos três novos membros que passam a integrar a Academia Araraquarense de Letras: Alessandra Laurindo, coordenadora de Política Étnico-Raciais da Prefeitura; Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e Ida Maris Sávio Scarafiz, escritora.

Vale destacar que a Academia Araraquarense de Letras possui 40 membros no total e foi fundada em abril de 2009 com o objetivo de valorizar a língua e a literatura nacionais, bem como promover e estimular a produção literária e sócio cultural; surgiu por iniciativa da escritora Aparecida Aguiar, autora do Hino de Araraquara.

O presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos, declara estar muito contente com a entrada dos novos membros na academia e acredita que será uma cerimônia inesquecível para todos os presentes e homenageados.

Atividades – A USP Filarmônica, com regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e também Gilberto Mendes, Dorival Caymmi e Hanns Eisler, no encerramento da posse.

A USP Filarmônica é composta por estudantes bolsistas do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, professor titular da FFCLRP-USP, a orquestra apresentará um programa com clássicos europeus e da música brasileira.

No repertório do programa, sem intervalo, constam “O mar”, de Dorival Caymmi, Deutsches Miserere de Hanns Eisler e Lamento de Gilberto Mendes, bem como a íntegra d’As Quatro Estações (Le quattro stagioni) de Antonio Vivaldi – das obras mais conhecidas da literatura universal da música.

O concerto contará com jovens solistas, todos estudantes do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto da USP: o padre Christian Ferreira (barítono), Thiago Alves Torres, Achiliel Tavares de Brito, Paola Adelmary Rojas Parra e Miguel Marcondes Marra (violinos), Patrick Amorim Lebron Silva, Gabriel Vinícius Geraldo dos Santos, Izabela Ayumi Ito e Ketlyn Mayara (violoncelos).

Outro destaque do evento é o Coral Afro Soul Jazz, de São Carlos. Este primeiro coro afro de São Carlos, é ligado ao Instituto Lubamdanga, tendo como idealizador Casimiro Paschoal da Silva, além do maestro Sergio Alberto de Oliveira e da regente-assistente e preparadora vocal Savana Mirela. O objetivo do grupo é mostrar a luta, riqueza, perseverança e resistência do povo preto. Grande parte do coro é composta por pessoas não ligadas à música e que viram nesta atividade a chance de novos aprendizados e expressões.

Além das apresentações da Filarmônica e do Coral, a posse contará também com “pílulas artísticas” com performances, leitura de poesias e música. A recepção do público no teatro, a partir das 17h, contará com performance do escritor Rodrigo Vulcano e outras surpresas durante o evento.

Acordo de Cooperação – Durante o evento também será assinado oAcordo de Cooperação entre Prefeitura de Araraquara, em consonância com a Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, a Universidade de Araraquara – Uniara, por intermédio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e a Academia Araraquarense de Letras, para produção e distribuição de uma cartilha antirracista.

O documento é celebrado em conformidade à Lei Municipal nº 9.262, de 9 de maio de 2018, institui o Plano Municipal de Políticas Públicas para o Combate à Discriminação e ao Racismo.

O Acordo será assinado pelo prefeito Edinho Silva, juntamente ao presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos; a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; e o coordenador do NEAB-Uniara, Edmundo Alves de Oliveira.

SERVIÇO:

“USP Filarmônica” na posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: sábado (10 de agosto)

Horário: a partir das 18h

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias