Confira como foi a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Encontro aconteceu na última sexta-feira (4) e definiu os temas que serão trabalhados na Conferência Estadual

Mais lido

Foi realizada na última sexta-feira (4), no Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (CEFORSUS), a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro reuniu representantes da área de Saúde de Araraquara e dos municípios da região central do Estado e que integram a DRS III: Américo Brasiliense, Trabijú, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Santa Lúcia, Rincão e Motuca. Foi uma oportunidade para debater, propor e definir diretrizes para melhorar a qualidade da saúde dos trabalhadores, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e incorporadas na reformulação das políticas públicas de saúde.

Na abertura do evento, houve uma apresentação de dança do grupo 40 +. Em seguida, a mesa de autoridades foi composta pela vice-prefeita, Meire Laurindo, representando o prefeito Dr. Lapena, pelo secretário de Saúde de Araraquara, dr. Abelardo Ferrarezi de Andrade, pelos secretários de Saúde dos municípios e pela diretora de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS do Departamento Regional de Saúde, Diana Branquinho.

Dr. Abelardo enfatizou, em sua saudação, que a saúde no ambiente de trabalho não é um privilégio, e, sim, um direito. “Garantir esse direito significa proteger não apenas o trabalhador, mas também sua família e toda a sociedade”. O secretário lembra que desafios como acidentes laborais, doenças ocupacionais, sobrecarga mental e precarização das condições de trabalho ainda são desafios constantes. “Nosso compromisso, enquanto gestores da saúde, é assegurar que cada categoria profissional tenha acesso a um ambiente seguro e ao suporte necessário para preservar seu bem-estar”, completou.

Os debates tiveram início após os palestrantes convidados tomarem seus lugares. Entre os temas discutidos estiveram a atuação do CEREST e a situação atual da saúde dos trabalhadores.

Na segunda parte da conferência, foram formados três grupos para discussão dos eixos. Cada grupo escolheu um orador para participar da plenária, onde os temas foram expostos, com colocação de destaques e propostas de nova redação. Por fim, foram eleitos os delegados de cada município.

Próximas etapas
As próximas conferências, de nível estadual, serão realizadas até junho. As propostas obtidas nas conferências regionais são encaminhadas às instâncias superiores e usadas como subsídio para a participação na etapa nacional, programada para acontecer em Brasília, em agosto.

A 5ª CNSTT tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, e irá trabalhar três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Mais Artigos

Últimas Notícias